Notícias do Novo Tílias News

Argentinos no verão de SC: país vizinho retoma voos para Florianópolis


Depois de nove meses de voos suspensos em Santa Catarina, a companhia aérea Aerolineas Argentinas voltou a operar em Florianópolis. O primeiro voo chegou neste domingo (3) e não teve a ocupação divulgada. Com as fronteiras terrestres fechadas no país vizinho, a única ligação com os Hermanos é por via aérea.

A empresa manterá a rota com dois voos semanais até o fim de abril, para atender o período de alta temporada. A expectativa é que a ligação direta também possibilite o reencontro de muitas famílias argentinas que vivem no Estado. São cerca de 10 mil argentinos vivendo em Santa Catarina, metade deles em Florianópolis.

Os voos demandam protocolos sanitários. Quem embarca precisa apresentar teste de Covid-19 feito a no máximo 72 horas. No aeroporto os passageiros passam pela barreira sanitária, assim como os que viajam em voos domésticos.

A Floripa Airport informou que, com a Argentina, o aeroporto chega a três ligações internacionais diretas retomadas. Também já voltaram a operar no terminal voos do Chile e do Paraguai.

A retomada da ligação aérea com a Argentina é uma boa notícia, mas ainda não anima o setor do turismo. Isto porque a maioria dos visitantes argentinos vem ao Estado de carro – e, por enquanto, as viagens continuam suspensas. A proibição vai até 7 de janeiro, mas não se descarta a possibilidade de que seja estendida.

Rui Schurmann, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Santa Catarina (ABIH-SC), disse que há procura e interesse dos argentinos em vir ao Brasil. Florianópolis, Bombinhas e Balneário Camboriú estão entre as cidades mais desejadas. No entanto, sem a garantia de que poderão passar pela fronteira, os argentinos desistem da viagem.(Por NSC Total)