O Ministério do Desenvolvimento Regional reconheceu a situação de emergência de cinco municípios da região de Concórdia por causa da estiagem. A publicação, feita por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, ocorreu nesta semana no Diário Oficial da União.
Da região do Alto Uruguai de Santa Catarina, tiveram a oficialização do Decreto de Emergência pela União os municípios de Presidente Castello Branco, Ipumirim, Ipira e Xavantina. Arvoredo, que hoje pertence a Amosc, também teve essa oficialização do Decreto de Emergência pelo Governo Federal.
Conforme já informado, todas essas prefeituras já haviam baixado seus Decretos de Emergência entre os meses de outubro e novembro desse ano. Desde então, todos os municípios da Amauc seguiram por esse caminho. O restante ainda aguarda a análise da documentação para também ter essa oficialização.
Conforme o Ministério do Desenvolvimento Regional, com essa Portaria publicada no Diário Oficial da União, as localidades poderão ter acesso a recursos federais para ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais à população.
Em Santa Catarina, também tiveram a oficialização do Decreto de Emergência nesta semana os municípios de Chapecó, Coronel Martins, Descanso, Iraceminha, Marema, Nova Itaberaba, Tigrinhos, Bandeirante, Barra Bonita, Palmitos e Paraíso.
Fonte: Michel Teixeira