As três pessoas, dois homens e uma mulher, que testaram positivo para Coronavírus (Covid-19) em Joaçaba, são profissionais da saúde que atuam no Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST). A informação foi confirmada pelo prefeito Dioclésio Ragnini e pelo secretário de saúde Valmor Reisdorfer, durante entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (16).
O município recebeu do Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) o resultado dos exames no início da noite de quarta-feira (15). De acordo com o secretário de saúde, as três pessoas estão em isolamento domiciliar, sendo monitoradas desde segunda-feira (13), quando foram coletados os materiais para os exames. “A partir de agora estamos atuando para saber onde e com quem eles estiveram para evitar o contágio de mais pessoas”, informou Valmor. “Não podemos afirmar que o contágio ocorreu no hospital, pois como eles são profissionais de saúde atuam em outras unidades”, acrescentou.
As três pessoas infectadas pelo Coronavírus são jovens com idade entre 20 e 30 anos, que não fazem parte dos grupos de risco. “O quadro delas é estável e se apresentarem sintomas serão internadas”, completou o secretário.
“Infelizmente tivemos essa confirmação. Não é momento para pânico, mas de conscientização”, disse o prefeito, ao falar sobre o uso de máscaras para a proteção. “Se você não tiver necessidade, não saia de casa. Não existe no momento medicamento para esta doença, a única forma de conter a contaminação é o isolamento social”, alertou Dioclésio.
O Hospital Universitário Santa Terezinha ainda não se manifestou.
Clique aqui para acompanhar a entrevista coletiva, que foi transmitida ao vivo pelo Facebook.
Fonte: Caco da Rosa