Notícias do Novo Tílias News

Aluno e professora de Treze Tílias são finalistas na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa


A professora de Língua Portuguesa Andreia Lemes Donatti e o aluno do 6º ano Gabriel Henrique de Freitas, da Escola Municipal Irmã Filomena Rabelo de Treze Tílias, são finalistas da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa.

O resultado foi divulgado na noite de ontem (30), durante a semifinal da olimpíada realizada em São Paulo.

Andreia e Gabriel já haviam recebido a premiação correspondente à classificação regional, com medalha de bronze. Com a classificação para a final ganharam também a medalha de prata. Agora, a professora destaca que a busca é pela medalha de ouro, na final que acontece no dia 5 de dezembro, em Brasília.

O trabalho de Gabriel, está entre os 38 melhores textos do Brasil no gênero “Memórias Literárias” da Olimpíada.

Andreia lembra que o trabalho iniciou em março com os alunos dos sextos e sétimos anos, após a inscrição na Olimpíada.

As fases eliminatórias começaram em agosto, e foram divididas nas etapas escolar, municipal, estadual e por fim a regional que aconteceu em São Paulo nesta semana.

De acordo com a professora Andreia Donatti é motivo de imenso orgulho participar dessa etapa, representando não só Treze Tílias, mas todos os estados da região sul.

A programação desta semana em São Paulo contou com diversas oficinas e atividades, além de capacitações e trocas de experiências com professores de todo o Brasil.

Andreia agradece o apoio dos alunos e colegas da Escola Municipal, da Coordenadora pedagógica Vanda Falchetti Hofsteter, a diretora Helge Feilstrecker, e a prefeitura de Treze Tílias, em nome da secretária de educação e Mari Piaia, além de familiares e comunidade trezetiliense.

 A Olimpíada de Língua Portuguesa é uma iniciativa do Ministério da Educação que tem por objetivo a realização de um concurso de produção de textos em que participam alunos de escolas públicas de todos os Estados do Brasil.

Neste ano de 2019 foram mais de 42.000 escolas inscritas nas cinco categorias concorrentes. Os textos inscritos passaram pela etapa Municipal e Estadual, sendo que somente 569 alunos de todo o país passaram a etapa Regional.

O tema das produções em 2019 foi: “O lugar onde vivo”, que propiciou aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.


Fonte: Rádio Tropical FM