Notícias do Novo Tílias News

Câmara de Caçador se manifesta após pronunciamento de vereador de Videira

Uma moção de repúdio assinada por todos os Vereadores caçadorenses, reprovando o pronunciamento do vereador de Videira, Rafael Balestrin (MDB), durante uso da tribuna naquele Município na semana passada, foi aprovada pela Câmara Municipal de Caçador durante sessão ordinária desta segunda-feira (18).

O documento foi apresentado após Balestrin dizer que “Videira sempre foi os ‘olhos azuis’ para os municípios vizinhos, diferente de Caçador que tem uma classe inferior a Videira”. 

Na moção será enviada ao presidente da Câmara Municipal de Videira, os vereadores caçadorenses afirmam que “esta Casa Legislativa não poderia silenciar face ao desdém investido contra nossos cidadãos. Assim, através desta manifestação, exterioriza sua indignação e repúdio à conduta daquele agente público, que com suas lastimosas palavras não teve outro intento, senão o de menosprezar e agredir graciosamente o povo caçadorense”.

Os parlamentares ainda destacaram as virtudes do povo caçadorense e a pujança da nossa cidade no cenário estadual. “Este povo, que todos sabemos é valoroso, honrado, trabalhador e ao longo das décadas, com dinamismo, esforço e dignidade, vem vencendo as dificuldades e vicissitudes, transformando esta terra, numa das maiores e mais expressivas cidades do Estado de Santa Catarina”, completaram.

Além do documento, houve ainda a manifestação em plenário dos vereadores Rubiano Schmitz, Moacir D’Agostini, Sirley Ceccatto, Cleony Figur, Itacir Fiorese, além do Presidente Alcedir Ferlin.

Ainda na semana passada, o prefeito de Videira, Dorival Carlos Borga, já havia se manifestado publicamente contra a manifestação do vereador, e a Mesa Diretora da Câmara de Videira enviado ofício à Câmara de Caçador afirmando não compactuar com a fala do edil, repudiando toda e qualquer forma de preconceito e discriminação.





SEGUE NA ÍNTEGRA O TEXTO DA MOÇÃO

MOÇÃO Nº 002/2019 - DE REPÚDIO AO PRONUNCIAMENTO DO VEREADOR RAFAEL BALESTRIN NA SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VIDEIRA/SC EM 12/02/2019. 

Os Vereadores da Câmara Municipal de Caçador, através da presente proposição, vêm manifestar seu repúdio e sua contrariedade concernente ao pronunciamento levado a efeito em data de 12 de fevereiro do corrente, pelo Vereador Rafael Balestrin na Tribuna da Casa Legislativa da vizinha cidade de Videira/SC, em cuja manifestação agrediu de forma acentuada e agressiva a todos os caçadorenses, a quem tachou de “classe inferior”, a ser dirigida ao Presidente da Câmara Municipal de Videira.

Após repercussão negativa tanto nesta Cidade, quanto naquela, notadamente através das redes sociais, o vereador ofensor, desta feita, para se justificar ao invés de desculpar-se pela aspereza, levianamente acrescentou outra inverdade, visando justificar as preambulares agressivas.

As afirmações de cunho leviano e ofensivo, foram alvo de preocupação do Poder Executivo de Videira, sendo que o Prefeito daquela cidade emitiu nota oficial lamentando em nome do povo videirense e pedindo escusas à população de Caçador.

Ante isto, não poderia esta Casa silenciar face ao desdém investido contra nossos cidadãos. Assim, através desta manifestação, exterioriza sua indignação e repúdio à conduta daquele agente público, que com suas lastimosas palavras não teve outro intento, senão o de menosprezar e agredir graciosamente o povo caçadorense.

Este povo, que todos sabemos é valoroso, honrado, trabalhador e ao longo das décadas, com dinamismo, esforço e dignidade, vem vencendo as dificuldades e vicissitudes, transformando esta terra, numa das maiores e mais expressivas cidades do Estado de Santa Catarina.

Diante do exposto, requerem, ouvido o Plenário na forma regimental, seja aprovada a presente Moção.


Caçador, em 18 de fevereiro de 2019.

Fonte: Rádio Tropical FM