Notícias do Novo Tílias News

Municípios catarinenses recebem nova remessa da vacina contra gripe

Depois da falta de vacina em alguns municípios catarinenses, 414,8 mil doses da vacina contra gripe chegaram ao Estado, o que representa 20% do total enviado pelo Ministério da Saúde para Santa Catarina. O terceiro lote chegou na sexta-feira e foi distribuído às Gerências Regionais de Saúde.

A campanha de vacinação deste ano já imunizou 69,4% da população que faz parte dos grupos prioritários em SC. A meta é vacinar 80%. A campanha encerra no dia 20 de maio.

Em Araranguá, cidade do Sul de SC que concentra boa parte dos casos, uma remessa de 3,4 mil doses já está disponível nas unidades de saúde. A cobertura vacinal na cidade está em torno de 64%.

- Mas nós não sabemos até quando estarão disponíveis. Ainda falta receber em torno de 2 a 3 mil doses - pondera a secretária de saúde do município, Rosane Kochhann.

Joinville distribui nesta segunda-feira as 27 mil doses entre os postos de vacinação e retoma a imunização contra a gripe na terça-feira. Até o momento, 86 mil pessoas do grupo de risco foram vacinadas na cidade, o que representa 64,34% do total do população-alvo. Joinville já soma 30 casos de gripe A e duas mortes.

Em Blumenau, segundo assessoria da secretaria de saúde, foram recebidas 20 mil doses no início da tarde desta segunda-feira e até quarta-feira estarão disponíveis em todos os postos de vacinação. A cidade soma 32 casos e cinco mortes por gripe A.

Em São José, que registrou duas mortes por gripe A, foram recebidas 12 mil doses que já foram distribuídas às unidades de saúde, assim como Criciúma, que recebeu as doses na sexta-feira.

O Ministério da Saúde afirmou, em nota, que enviará o restante das doses até sexta-feira. O último lote será de cerca de 152 mil unidades. O montante total do Estado é de 1,885 milhão de doses.

Fonte: Diário Catarinense