Notícias do Novo Tílias News

Governador e Vice de SC realizam reunião para tratar de medidas de enfrentamento à crise econômica nacional

O governador Raimundo Colombo e o vice-governador Eduardo Pinho Moreira promoveram reunião com todo o secretariado na manhã desta terça-feira, 12, para tratar de medidas de enfrentamento à crise econômica nacional.

Foi anunciada uma resolução do Grupo Gestor de Governo que visa barrar novas concessões de aumentos salariais a servidores públicos estaduais até o final deste ano.

A meta é evitar o crescimento além do previsto na folha de pagamento, cujos gastos têm se aproximado do limite legal da Lei de Responsabilidade Fiscal.

A decisão é motivada, além da crise econômica, pela pressão de sindicatos de diversas categorias, como explica secretário de Estado da Fazenda, Antônio Gavazzoni.

A medida foi assinada nesta terça, dia 12 e entra em vigor a partir de agora, valendo até o final de dezembro deste ano. Os reajustes já acertados ou garantidos por legislação serão mantidos.

Raimundo Colombo diz que é necessário conter novas projeções de gastos, para evitar o que já acontece com outros Estados, como o atraso de pagamentos.

De acordo com a Secretaria de Estado da Administração, a folha de pagamento do Poder Executivo teve um aumento de R$ 4,7 bilhões entre 2011 e 2015, o que representa um acréscimo de 100,94%.

Em todo o país, o número de desempregados já ultrapassa 9 milhões. Santa Catarina é o Estado brasileiro com menor taxa de desemprego, de acordo com o IBGE. Enquanto o Brasil teve taxa de desemprego de 8,5%, a catarinense foi de 4,2%.

Fonte: Rádio Tropical FM