Notícias do Novo Tílias News

95 de 2.173 presos não retornaram após saída de fim de ano em SC

Do total que aproveitou benefício para fugir, 23 foram recapturados pela PM

Joinville foi a cidade que registrou maior evasão, com 26 casos.

Do total de 2.173 presos que receberam autorização para saída temporária do sistema prisional catarinense entre os dias 24 e 31 de dezembro, 95 não retornaram, informou o Departamento de Administração Prisional (Deap), vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania. O número representa um índice de evasão de 4,37%.

O índice catarinense está próximo da média nacional, de 4,28%. Ao menos 2.249 de 52,5 mil presos no país não retornam às celas após as festas de fim de ano. 

Segundo dados do Deap, houve um aumento em Santa catarina em relação ao ano anterior, quando foram registrados 3,5% de evasão. Já em em 2014, segundo o departamento, a taxa ficou em 4,5%

De acordo com o governo, dos 95 que não retornaram neste ano, 23 foram recapturados pela Polícia Militar. Joinville, no Norte do estado, lidera em número de presos que aproveitaram a saída de fim de ano para fugir: foram 26 casos.

Na sequência vêm Palhoça, na Grande Florianópolis, onde 14 não retornaram, e Blumenau e Chapecó, com 8 ausências .

Permissão prevista em lei
A permissão de saída temporária está prevista na Lei de Execução Penal. As saídas são direcionadas ao presos do regime semiaberto, que possuem bom comportamento e tempo de cumprimento da pena. O prazo da saída é de sete dias.


Veja quantos presos não retornaram em SC, por unidade:


Curitibanos - 7
Joinville - 26
Chapecó - 8
Itajaí- 11
Tijucas - 2
Criciúma - 3
Araranguá - 2
Blumenau - 8
Imbituba - 2
Lages- 5
Palhoça- 14
Tubarão - 1
Joaçaba - 1
São Miguel do Oeste - 1
Concórdia - 2
Porto União- 1
Rio do Sul - 1

Fonte: Rádio Videira AM