Notícias do Novo Tílias News

Joaçaba: ACIOC e Comissão Organizadora avaliam GERA 2015 e planejam nova edição para 2017

Feira reuniu aproximadamente 4 mil pessoas (Fotos Divulgação)
A Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia, GERA 2015, superou as expectativas da Comissão Organizadora do evento. Realizada de 17 a 20 de setembro no Pavilhão Frei Bruno em Joaçaba, a Feira GERA teve a participação de mais de 4 mil pessoas, que visitaram as 38 empresas e instituições expositoras do evento.  A avaliação final foi divulgada na manhã de segunda-feira (5), após o levantamento de todas as informações com a Comissão Organizadora, Agência Produtora, Patrocinadores, Expositores e a Imprensa.

O GERA 2015 foi uma promoção da Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (ACIOC) em face da comemoração dos seus 75 anos de fundação, que aconteceu no dia 22 de setembro com a palestra do renomado economista Paulo Rabello de Castro e uma homenagem a todos os ex-presidentes e suas diretorias da Associação Empresarial. “Foi a oportunidade de valorizarmos aqueles que por aqui passaram e deixaram o seu legado sempre agindo na missão de promover e incentivar o desenvolvimento empresarial do meio-oeste de Santa Catarina”, declarou Mircon Roberto Becker, presidente da ACIOC.




Becker mostrou sua satisfação com o resultado alcançado ao afirmar que “por meio da dedicação e do envolvimento de todos a GERA 2015 demonstrou e confirmou que a nossa cidade e a região meio-oeste de Santa Catarina possuem pessoas e empresas inovadoras, mas que, até então, não se mostravam por meio de um evento específico destinado à valorização e o fortalecimento da inovação e tecnologia nas empresas, entidades públicas e a comunidade regional”, explicou.

Na sequência, o vice-presidente da ACIOC e coordenador da Feira, Rafael Patzlaff, destacou que os objetivos principais da Feira foram alcançados. “Nossos objetivos foram os de mostrar a toda comunidade iniciativas inovadoras, promover a reflexão do que estamos gerando para a sociedade, incentivar a geração de negócios, estimular a economia e o empreendedorismo, provocar o desenvolvimento tecnológico por meio da inovação e disseminar a cultura de uma feira com um cunho diferente, pode agregar valor aos nossos empresários e a comunidade em geral”, completou.




Os números da Feira

O GERA 2015 teve a participação de empresários e visitantes de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Foram 38 expositores e mais de 4 mil visitantes durante os quatro dias de feira, mais de 900 pessoas que assistiram as palestras nos dias 17 e 22 no Teatro Alfredo Sigwalt, 25 workshops e palestras com mais de 300 participantes e uma Sessão de Negócios com mais de 40 empresas,  gerando negócios, interagindo e trocando ideias.

O perfil dos expositores dividiu-se em quatro grandes setores: Comércio (43%), Indústria (38%), Serviços (14%) e Agronegócio (5%).

Pesquisa de satisfação aponta sucesso do evento

A Comissão Organizadora realizou uma pesquisa de satisfação para avaliar a opinião do público, expositores e patrocinadores em relação ao evento. Os números levantados apontam a qualidade do evento realizado. Sobre os Workshops e Palestras, 96% dos participantes avaliaram como ótimo ou bom e apenas 4% como regular. A estrutura física teve uma avaliação de 94,6% como ótimo ou bom e 5,4% como regular, apontando a satisfação dos participantes.

Espaço GERA ideias desafiou participantes

Com o apoio técnico do Instituto Federal Catarinense (IFC), Pólo Inovale e Celulose Irani, o GERA Ideias permitiu que a comunidade também deixasse sua ideia como sugestão de melhoria, inovação e de desenvolvimento para a região. Foram 162 ideias recebidas e subdivididas em setores específicos: Trânsito (89 ideias), Turismo (23 ideias), Educação (13 ideias), Comércio (10 ideias), Serviços (4 ideias), Produtividade Industrial (5 ideias) e Desenvolvimento Econômico (5 ideias) além de outras 13 sugestões sobre assuntos paralelos. Todas as informações colhidas estão sendo avaliadas pela Comissão Organizadora do evento juntamente com os apoiadores do GERA Ideias. “O saldo foi positivo em virtude da qualidade das ideias geradas durante o GERA 2015. A nossa expectativa é que as 10 melhores ideias possam sair do papel”, afirmou Ricardo Antonello, coordenador de ensino do IFC.

Empresas acreditaram no evento

Das 38 empresas que participaram da Avaliação de Satisfação, 95% admitiram uma forte possibilidade em retornar a participar de uma nova edição da Feira. Entre os pontos fortes do evento, em pesquisa realizada, destaca-se a organização, estrutura, atendimento e suporte, interação entre públicos, principalmente com a participação de empresários, famílias e crianças, e feira com objetivo e foco bem definido.

Objetivo é o de estruturar uma nova edição em 2017

Por meio de todas as informações colhidas durante o GERA 2015, a ACIOC, juntamente com a Comissão Organizadora, pretende realizar uma nova edição da Feira em 2017. “Nosso intuito é fortalecer os pontos positivos mencionados e trabalhar na melhoria daqueles que merecem uma atenção especial tais como a logística do evento em virtude da falta de um aeroporto, a ampliação do conceito de inovação junto a comunidade e a classe empresarial bem como, ampliar o número de stands para empresas expositoras”, explicou o presidente da ACIOC.

Ao final da reunião, o presidente aproveitou para agradecer a todos os envolvidos, Comissão Organizadora, imprensa que deu ampla cobertura ao evento, a comunidade e aos expositores do GERA 2015. “Nosso agradecimento especial as 38 empresas que participaram da Feira Gera. São elas: Unoesc, Sebrae, Inovale, Instituto Federal Catarinense (IFC), Incubadora Tecnológica de Luzerna (ITL), Altem, Tricam, Odeme, Newonyk, Senai, Eco Têxtil, KSM, New Medical, Focco CNC, Celulose Irani, Vilage Marcas e Patentes, Grupo Zanardo, Fullgaz, JRC Informática, Brollo Lanches, Grupo Meta, Sesi, Schneider Service, Qualibrew, Bia Technology, DIV/CAD, Gardênia, Hunch, Ilex, Instituo Gatti, Localiza Serviços, Prototec Impressão 3D, Zelindo Branco, Tinsul, Habitat Web e TV Bom Dia SC”, informou o presidente.

Mircon Becker ressaltou ainda a importância dos apoiadores para a realização do GERA 2015 e do evento comemorativo aos 75 anos da entidade. “O sucesso de nosso evento também é fruto do apoio dos nossos patrocinadores como a FIESC, SEBRAE, UNOESC, Celulose Irani, Prefeitura de Joaçaba, Prefeitura de Luzerna, Inovale, IFC, ITL, FACISC, Bragagnolo Papel e Embalagens, CRA-Conselho Regional de Administração de Santa Catarina, Grupo Pegoraro, SICOOB, Erva-Mate Tertúlia, Grupo Zanardo, SAP, Disauto, Organizações Limger e Contassesc”, finalizou dizendo “que venha 2017”, em alusão a realização da Feira GERA de forma bianual.

Fonte: Assessoria de Comunicação Acioc