Notícias do Novo Tílias News

Conheça um dos músicos mais talentosos da região de Joaçaba

Juliano Lechner revela paixão e intimidade 
com instrumentos de cordas


 O mastro Alfredo Sigwalt acolheu em sua casa na tarde desta terça-feira (18) mais um grande talento da música joaçabense.  As cortinas do imponente teatro de Joaçaba se abriram novamente, mas desta vez para receber o jovem Juliano Vesoloski Lechner, 35 anos. Na companhia de uma guitarra, três violões e um cajon, instrumento de percussão, ele pisou no palco para um momento especial em sua carreira de músico. Sem plateia e na mira de refletores cênicos, ele mostrou seu talento à reportagem da Rádio Catarinense.

    Juliano, que já dedicou 29 anos de sua vida à música, é um dos profissionais mais respeitados e talentosos da região em se tratando de instrumentos de cordas.  O gosto pela música surgiu aos 6 anos, quando ele  ganhou seu primeiro violão, estimulado pelo primo Alencar Bittencourt que tocava numa banda. Em 1996 o pai, Carlos Lechner, lhe presentou com uma guitarra, após impor uma condição. “Ele só me dava a guitarra se eu fizesse um ano de aula e eu cumpri o acordo e ganhei ela” lembrou Juliano. De lá para cá a paixão pela música foi se tornando algo natural e incorporada ao cotidiano como atividade profissional.  

   O músico já atuou em bandas renomadas da região e hoje é um dos professores de música mais conceituados em Joaçaba. Ele ministra aulas gratuitas de violão na Casa da Cultura, contratado pela prefeitura de Joaçaba, e também aulas particulares.  “Com meia hora por dia de dedicação e com as orientações que passamos dentro de 3 meses o aluno já começa fazer sua primeira música” destaca o professor.  A dedicação diária, segundo ele, é necessária para que haja uma intimidade entre o aluno e o instrumento. As aulas são indicadas para crianças a partir de 6 anos e o violão é considerado uma verdadeira terapia para a alma, aliviando tensões e servindo como integração com amigos.  

 Juliano Lechner acredita que ao longo de sua carreira de professor já passaram mais de 500 alunos entre as aulas ministradas de forma particular, na Casa da Cultura, numa escola em Capinzal, por três anos no teatro em Joaçaba e também no SESC onde atuou por 2 anos.   Como músico ela sonha em aprimorar ainda mais seu talento, gravar composições e desenvolver projetos em parceria com outros músicos.  Ele ministra aulas de violão no apartamento onda mora em frente a UNOESC. Informações pelo fone 9937-0842.

 No vídeo abaixo ele fez questão de demostrar à nossa reportagem algumas músicas. Do baião de Gonzaguinha ao Hard Rock de Guns N”Roses a sonoridade dos instrumentos de cordas ecoaram pelos quatros cantos do teatro.

Por Marcelo Santos

Confira:








Fonte: Rádio Catarinense