Atividade integrou acadêmicos de todas as fases do curso. |
Outra ação envolvendo o tema autismo integrou os acadêmicos de Enfermagem. Trata-se da simulação realística, atividade organizada pelos alunos da 7ª fase, que visou promover um debate entre os presentes sobre como agir perante a situação apresentada envolvendo um autista.
O caso, baseado em fatos reais, tratou da história de um menino que aos 9 anos começa a apresentar características de autismo, notadas na escola pelos professores. A mãe não aceita a situação e busca a ajuda somente quando o adolescente completa os seus 15 anos. Aos 18, um fato inesperado acontece na família. A mãe recebe uma herança familiar e com o dinheiro, resolve mudar o visual. Em um determinado dia, ao chegar em casa da escola, o filho estranha a nova aparência e mata a mãe a facadas.
Através desse fato, julgou-se na ocasião como proceder mediante a situação. O jovem poderia responder pelo ato na justiça, ser encaminhado para os cuidados de outro familiar ou acolhido por uma Casa Lar.
A assessora pedagógica da Área das Ciências da Vida, professora Rose Maria Makowski, juntamente com o professor do componente curricular de Saúde Mental, Eduardo Janir de Souza, organizaram a simulação. A assessora ressaltou que a atividade é tradicional no curso de Enfermagem, oportunizando o debate sobre temas diferenciados e de relevância social.
— É uma atividade onde se tem um grande envolvimento de professores e acadêmicos. Todos estudam a temática buscando ter um embasamento teórico para julgar o fato apresentado — disse.
Após o julgamento, os presentes definiram através de votação que o autista fosse encaminhado para uma Casa Lar, local onde poderá ser acolhido da melhor forma.
Simulação realística realizada pelo curso de Enfermagem abordou o tema autismo. |
Atividade será tema de defesa
Além de contribuir para o debate, a atividade realizada também será utilizada como defesa de especialização dos professores do curso Eduardo Janir de Souza, Márcia Terezinha da Rocha Restelatto e Rose Maria Makowski, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em parceria com o Ministério da Saúde.
A intenção dos docentes era efetuar uma atividade de intervenção que pudesse modificar a rotina do curso. Conforme relato, o objetivo foi alcançado. A especialização realizada é em Docência na Saúde.
Texto: Jessica Novello
Fonte: http://www.ederluiz.com.vc