Ainda não se tem uma estimativa do público que visitou os 28 stands das lojas que estavam expondo e comercializando seus produtos, mas o que se notou é que a movimentação foi sempre intensa, com destaque para o sábado, quando houve fila para entrar no pavilhão.
A empresária Mara Bortoluzzi, da Loja Bortoluzzi, parabenizou o Sebrae, CDL, ACIOC e Prefeitura Municipal, que se uniram para organizar o bazar. “Foi muito boa a iniciativa do dos organizadores. Superou as expectativas. O movimento foi excelente e o objetivo do Sebrae que era incentivar os lojistas a agilizar suas mercadorias e aumentar o capital de giro foi atingido. Colocamos as mercadorias para fora e tivemos a entrada de dinheiro que vai ajudar muito no fluxo de caixa e auxiliar até mesmo nas compras da nova coleção”.
Alguns comerciantes comemoravam as vendas especialmente por que ajudarão a pagar faturas dos impostos do mês, dando um alívio nas finanças da empresa. Já os consumidores puderam encontrar produtos com o desconto de até 70%, o que era prometido pela organização.
O empresário Pablo Calluans, da Oahu, foi inspirado a continuar a promoção na loja ao longo da semana, motivado pela procura que houve no bazar. “Foi um sucesso, tenho certeza que todos os lojistas que participaram alcançaram e até superaram as expectativas. Houve um volume grande de pessoas desde o sábado, quando se formou fila para a entrada. Os lojistas conseguiram fazer o seu giro para dar conta das despesas que tem diariamente. Foi um evento e um projeto de grande valia para o comércio de Joaçaba”.
Outra que comemorava os resultados era a empresária Sandra Redin, da Sou Mais. Segundo Sandra, não só as vendas agregaram, mas também o fato de poder divulgar a loja para um público diferente. “Várias pessoas que compraram aqui não conheciam a minha loja e passaram a conhecer os produtos e ter interesse em visitar. Garantimos novos clientes, o que é muito interessante”.
O Sebrae também colheu avaliações dos lojistas, o objetivo é saber quais foram os pontos fortes do evento e onde é possível melhorar. Entre as sugestões para as próximas edições estão o aumento dos stands, para evitar que as pessoas tenham dificuldades ao serem atendidas e também que o bazar aconteça mais de uma vez por ano.
O 1º Bazar da Moda é uma das etapas do Programa de Acesso ao Mercado, uma parceria entre a FACISC, FCDL e FAMPESC. O objetivo geral é proporcionar gratuitamente às pequenas empresas de todas as regiões do estado acesso a ações de mercado que viabilizarão maior comercialização de seus produtos e serviços resultando no aumento de vendas e a ampliação da carteira de clientes. O projeto está sendo realizado em Santa Catarina como um piloto e depois poderá estender para todo o país.
Os empresários que estiveram expondo no Bazar já participaram de palestras, seminários e visitas de consultores. O programa iniciou em agosto de 2014 e deve se finalizado neste mês.
Será feita uma avaliação dos resultados do programa e dela sairá a confirmação se o bazar acontecerá novamente e quais serão as alterações necessárias em futuras edições. Se depender dos lojistas e dos consumidores a ideia está mais do que aprovada.
Fonte: ederluiz.com.vc