![]() |
Atividade deve acontecer em todos os campi da Unoesc que oferecem o curso |
Ministraram a oficina para acadêmicos, egressos e profissionais em geral, os conselheiros Anderson Schuck e Giulianna Remor. Estes profissionais, juntamente com outros 16, foram eleitos em Santa Catarina para desempenhar a função de disciplinar, orientar e fiscalizar a profissão. O conteúdo da oficina baseou-se em um levantamento das demandas vivenciadas pela categoria, acolhidas pelas Comissões de Ética e de Orientação e Fiscalização.
Em um primeiro momento, o debate abrangeu assuntos técnicos, entre eles, a psicologia como uma profissão regulamentada no país, o código de ética e resoluções da profissão; os trabalhos desempenhados pelas comissões, entre outros. O segundo momento foi dedicado a atividades práticas, fazendo com que acadêmicos e profissionais, divididos em grupos, discutissem sobre como agir em determinadas situações.
A coordenadora do curso, professora Jorgiana Bau Mena Barreto, afirmou que o assunto é de grande relevância para acadêmicos e profissionais, e precisa ser abordado com frequência, pois, a ética na profissão do psicólogo, especialmente, é tratada de forma muito rígida. “Temos o sigilo descrito e seguido de forma muito rígida em nosso Código de Ética. Por isso, a atividade é importante pois serve como um direcionamento para saber o que não é permitido. Além disso, a ação é complementar aos estudos que o curso está fazendo sobre o projeto pedagógico, no que diz respeito a qualificação da formação profissional do nosso egresso”, finalizou.
Oficina aconteceu também na Unoesc Pinhalzinho
Antes de Joaçaba, na última sexta-feira (8), o curso de Psicologia da Unoesc Pinhalzinho recebeu os conselheiros para a mesma oficina. De acordo com o coordenador do curso, Álvaro Cielo Mahl, é imprescindível discutir o exercício ético, pois todas as atividades desenvolvidas pelo psicólogo estão ligadas a relações interpessoais e institucionais. “O profissional em Psicologia com sólida e ampla formação ética, aliada a formação técnica, terá capacidade de atuar de modo eficiente e eficaz, em qualquer campo de atuação. Além disso, seu trabalho será reconhecido e valorizado, trazendo benefícios às pessoas ou instituições atendidas, à profissão e à sociedade”, ressaltou o professor.
No mês de junho, o Conselho Regional de Psicologia estará ministrando a oficina na Unoesc São Miguel do Oeste. O objetivo dos conselheiros é desenvolver o projeto em todos os campi que oferecem o curso de Psicologia.
Com informações Jéssica Novelo / Marketing e Comunicação Unoesc