Notícias do Novo Tílias News

Videira recebe a Exposição Zumblick Iluminado a partir de 17 de novembro

O Museu do Vinho em parceria com a Assembleia Legislativa de Santa Catarina traz para Videira a exposição: Zumblick Iluminado. A mostra estará aberta ao público, em uma das salas do Museu, de 17 a 28 de novembro, com entrada gratuita. A iniciativa está percorrendo várias cidades e visa trazer ao conhecimento público a produção artística do catarinense Willy Zumblick. São reproduções fotográficas de 32 obras com temas variados e emblemáticos do artista, especialmente selecionadas. As imagens, em alta resolução, são impressas sobre corpo acrílico de 8 mm de espessura, com retroiluminação individual em L.E.D. de 2500 LUX de potência.

Difícil reproduzir, com absoluta fidelidade uma obra de Zumblick empregando método tradicional - tela, pincel e tinta. Mas isso se torna possível por meio do processo utilizado nesta exposição, pois se tratam de imagens fotográficas das telas originais, com a vantagem de reavivar cores e os efeitos de luz e sombra, características inigualáveis do artista. O que se pretende é oportunizar a todos a arte de Zumblick e que ela fique registrada para sempre.

Quem foi Willy Zumblick?

Willy Alfredo Zumblick foi cidadão e artista plástico catarinense. Nasceu na cidade de Tubarão, Sul do Estado de Santa Catarina, no dia 26 de setembro de 1913. Faleceu na sua cidade, onde sempre viveu, em 03 de abril de 2008, aos 94 anos de idade. Se tornou conhecido no Estado e no Brasil como pintor. Encerrou suas atividades no ano de 2000, após 75 anos dedicados à arte. Ninguém sabe ao certo quantas obras produziu, mas foram muitas. A maioria jamais poderia ser vista pelo público e interessados, não fosse o projeto Zumblick para sempre, já grande parte pertence a acervos particulares.

Zumblick usou seu talento natural e seguiu seu impulso criador para registrar em telas as particularidades da natureza, tipos característicos, cenas do cotidiano, fatos históricos, o folclore, as tradições, a cultura e a religião. Muito conhecidas são suas coleções temáticas, como a saga do Contestado, a constituição da República Juliana, com seus principais protagonistas, Giuseppe e Anita Garibaldi e as Bandeiras do Divino.


Serviço:
Exposição: Zumblick Iluminado
Local: Museu do Vinho
Período de vigência: 17 a 28 de novembro de 2014
Quanto: Gratuito
Para visitas mediadas deve ser feito o agendamento prévio pelo telefone: (49) 3566 6133 ou pelo e-mail: museudovinho@yahoo.com.br 





Fonte: Silvia Palma - Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira