Notícias do Novo Tílias News

Escola do Legislativo da ALESC estará em Iomerê na quinta-feira (23)

O Poder Legislativo de Iomerê, que realizou na noite desta terça-feira (21) a sessão de número 95 desta legislatura. Sob o comando do presidente Andy Borga (PMDB), os vereadores aprovaram a ata da reunião anterior e discutiram sobre a andamento do programa Câmara Mirim, aprovado recentemente pelos parlamentares para ser implantado a partir do próximo ano em Iomerê. Segundo os vereadores, nesta quinta-feira, dia 23, a equipe da Escola do Legislativo do Estado de Santa Catarina, mantida pela Assembléia Legislativa, estará no município, onde visitará as escolas e capacitará professores e alunos sobre o objetivo do Programa e os resultados que poderão ser conquistados pela comunidade.

Segundo Borga ao aprovara a criação do Programa, a Câmara aposta no desenvolvimento da consciência política e participativa da sociedade, apostando na educação cidadã. "A ideia é que as crianças que participarem do projeto aprendam sobre processo legislativo, desenvolvam habilidades de oratória e de trabalho em equipe, discutam os problemas levantados na comunidade e formulem propostas para solucioná-los", disse.

Ainda durante a sessão, os parlamentares aprovaram a alteração da data e horário da sessão da próxima semana, já que na terça-feira (28), o poder público de Iomerê faz feriado pela passagem do dia do servidor público. Por unanimidade ficou definido, que a sessão acontecerá na quarta-feira (29), a partir das 14h30.


Participação dos vereadores iomerenses na UVEMOC é debatida durante sessão

A sessão da Câmara de Iomerê de terça-feira (21), também foi marcada pela discussão da participação ativa dos vereadores iomerenses nas reuniões da UVEMOC - União dos Vereadores do Meio Oeste Catarinense, onde o vereador Aleomar Penso (PMDB) é o presidente e o assessor jurídico da Câmara - André Pacheco, cuida da parte jurídica. Segundo ele, no último encontro da Associação que aconteceu em Salto Veloso, na última semana forma levantados temas de grande relevância como a legalização e regulamentação dos poços artesianos, assunto de grande interesse para a região, uma vez que os municípios associados são tradicionalmente agrícolas e muitos produtores em suas propriedades vão enfrentar essa situação.

Outro tema trazido ao debate foi a regulamentação dos cemitérios de interior e o posicionamento da Fundação de Meio Ambiente do Estado (FATMA) sobre esse assunto e o das cascalheiras, que também necessitam de legalização, liberação de operação e registro. Para falar sobre os temas, a reunião contou com a participação do gerente regional da FATMA - Dario Francio, de Caçador, que prestou esclarecimentos e orientou sobre o caminho que as câmaras e prefeituras devem seguir sobre tais determinações.

Na oportunidade também foi submetida a apreciação as moções sobre instalação de câmeras de segurança nas entradas e saídas dos municípios, de autoria dos vereadores de Treze Tílias, e a Moção de Repúdio à CASAN de Rio das Antas, que está enfrentando dificuldades no fornecimento e abastecimento de água. Outro fato que mereceu destaque foi a presença dos integrantes da Câmara Mirim, de Treze Tílias, que fizeram um detalhamento da experiência e do sucesso que é para os jovens a implantação de tal projeto. A próxima reunião da UVEMOC está marcada para o dia 20 de novembro, na cidade de Ibicaré.

Fonte: Assessoria de Imprensa