A Epagri/Ciram está emitindo um alerta sobre a possível mudança no clima nesta semana. A previsão mostra risco de temporal na quinta-feira (22). Além disso, a temperatura deve diminuir a partir de sexta-feira (23), com a primeira frente fria do inverno desse ano. A metereologista Marilene de Lima lembra que no oeste e meio oeste vai haver formação de geada.
Desde o início do outono, em 20 de março, três ondas de frio moderadas a fortes passaram pelo centro-sul do Brasil. A mais intensa até agora foi a do fim de abril e início de maio, quando tivemos os recordes de frio no Sul, em muitas páreas do Sudeste e do Centro-Oeste. Mesmo assim, o frio até não foi intenso o suficiente para provocar geadas amplas e danosas para a agricultura do centro-sul do Brasil.
A previsão a médio prazo indica que uma nova onda de frio moderada a forte deve atingir parte do Brasil após o dia 22 de maio, com maior poder de resfriamento e maior possibilidade de provocar geada generalizada sobre o Sul.
Confira o aviso meteorológico divulgado pela Epagri/Ciram:
"A partir da tarde de quarta-feira há previsão de chuva com trovoadas no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, e nas demais regiões à noite, devido à formação de uma frente fria no RS. A chuva mais forte deve se concentrar no Oeste de SC.
Na quinta-feira a frente fria avança pelo Estado, causando chuva moderada a forte em alguns momentos, especialmente no Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte.
Na sexta-feira ainda ocorre chuva na madrugada e pela manhã no setor norte do Estado. No decorrer do dia, o tempo melhora com avanço de uma massa de ar polar pelo Sul do Brasil, que declina a temperatura. No fim de semana há previsão de temperatura mínima entre 0ºC e 5ºC nas áreas altas do Estado, com formação de geada, especialmente no Planalto Sul.
Acumulado de chuva: O acumulado de chuva previsto entre a quarta e a madrugada de sexta-feira varia de 60 a 100 mm, podendo ocorrer pontuais maiores, especialmente no Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte, com risco de alagamentos. A chuva pode vir acompanhada com temporal, granizo isolado e ventos fortes, com rajadas de 60 a 90 km/h, principalmente no Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul.
Gilsânia Cruz e Marcelo Martins - Meteorologistas"
Fonte: Rádio Vitória AM