Notícias do Novo Tílias News

Páscoa já começa a movimentar o setor supermercadista

Faltando aproximadamente 40 dias para a data, que neste ano será comemorada em 20 de abril, a Associação Catarinense de Supermercados (ACATS) divulgou uma pesquisa que mostra a expectativa de vendas para o período. De acordo com os dados disponibilizados, 80% 
dos empresários entrevistados acreditam em um aumento superior a 5% em relação ao mesmo período do ano passado. 

Apesar do crescimento esperado, a venda de ovos de páscoa deverá ter uma redução devido ao aumento no custo da matéria prima. "Neste ano, os ovos de chocolate chegam mais caros. O reajuste nos preços foi entre 9% e 12% motivado pela alta na matéria prima", afirmou Renato Martins, diretor regional da Associação Paulista de Supermercados (APAS). "Essas altas acabam sendo repassadas ao consumidor", enfatizou. Segundo os dados, entre os anos de 2011 a 2013, houve uma redução de 14% no consumo de ovos de chocolate, aproximadamente dois milhões de unidades. 

Em contrapartida, o mercado segue aquecido para outros produtos alimentícios. Entre eles, o leite condensado, doce de leite e creme de leite que servem tanto como opção para a montagem de cestas de páscoa quanto para a confecção de alimentos especiais destinados à festividade. O leite condensado é um importante aliado para a produção das receitas. O doce de leite pode ser o recheio ideal para as colombas pascais e ovos de páscoa produzidos de forma artesanal. 

Conforme Edson Martins, diretor de mercado da Lacticínios Tirol, as vendas do ano de 2013 tiveram um aumento considerável. "Itens como o doce de leite comercializado nos sabores tradicional, ameixa, chocolate e coco, tiveram um crescimento de 15% em relação ao mesmo período do ano anterior". Para 2014, o aumento deverá ser maior. "A nossa expectativa é de um crescimento superior a 20% em relação a 2013", avalia.

Fonte: Rádio Videira