Aumento do movimento ficou acima da média
nacional, segundo a Secretaria de Aviação Civil
nacional, segundo a Secretaria de Aviação Civil
Aeroporto de Chapecó recebeu no ano passado 387.547 passageirosFoto: Sirli Freitas / Agencia RBS |
O Aeroporto Municipal de Chapecó Serafin Enoss Bertaso é o aeródromo regional que mais cresceu no país em número de passageiros em 2013, segundo a Secretaria de Aviação Civil (SAC). Enquanto a média nacional de crescimento foi de 4%, a estrutura movimentou 18% a mais do que 2012 - média considerando que o aeroporto ficou sem operar durante 75 dias no ano anterior.
O aeródromo recebeu no ano passado 387.547 pessoas. Em 2012, a movimentação registrada foi de 270.422.
De acordo com o prefeito de Chapecó, José Caramori, a recuperação total da pista de pouso e decolagem, além da facilidade de deslocamento e as opções de destino são algumas das razões que contribuíram para a elevação.
Atualmente, as companhias aéreas Gol, Avianca e Azul ofertam 39 voos semanais saindo de Chapecó para cidades como Florianópolis, Porto Alegre, São Paulo e Brasília.
Novo terminal de passageiros
Está prevista uma nova obra no aeroporto de Chapecó. Cerca de R$ 35 milhões foram confirmados pelo Governo Federal para construir um novo pátio para seis aeronaves de grande porte, 12 hangares particulares e terminal de passageiros de 2,5 mil metros quadrados. Além disso, está previsto um terminal de cargas de mil metros quadrados, aumento da pista para 2.940 metros, pista de taxiamento de 1.500 metros, torre de controle, dois conectores ligando o avião ao terminal e estacionamento para 250 carros.
Fonte: Diário Catarinense