Notícias do Novo Tílias News

Morre em Joaçaba imigrante austríaca


Faleceu no sábado, dia 1º, aos 91 anos de causas naturais, Leopoldina Aigner Gruber, conhecida como Poldi.

Poldi nasceu em 1929 na Áustria e imigrou para o Brasil na década de 30, com os pais Leopoldo e Madalena Aigner. Após 30 dias de viagem, chegaram a Treze Tílias.

Em 1949 Leopoldina se casou com o também imigrante austríaco, Thomas Miguel Gruber, com quem teve três filhos: Oto, Alberto e Roberto, seis netos Cristiane, Carolina, Eduardo, Simone, Alberto e Thomas e quatro bisnetos Enrico, David, Luca e Guilherme.

Em 1954 se mudou para o município de Joaçaba, em Linha Duas Casas, onde trabalhou em um sítio da família.

Poldi foi uma esposa e mãe muito dedicada e sempre se preocupava com todos. Adorava brincar com seus bisnetos, contanto histórias de seus antepassados, transmitindo valores, tradição e cultura.

Poldi é descrita pelos familiares e amigos como uma mulher afável e perspicaz, dedicando a sua vida à família. Foi uma grande companheira, sempre ao lado do seu esposo, Thomas. Conhecida pela seriedade e visão nos negócios na região de Joaçaba, ajudou a construir os empreendimentos da família e sempre estava pronta para colaborar com todos.

Ela viveu uma vida exemplar, simples e reservada e sem ostentação. Sempre dizia ter muito orgulho da nacionalidade austríaca e pelos seus devotos a religiosidade.

Para a família, Leopoldina deixa um legado a ser seguido por muitas gerações, muitos ensinamentos e grande saudade.



Fonte: Rádio Tropical FM