Nunca informe seu código de ativação do aplicativo, recebido via SMS, para absolutamente ninguém
Criminosos estão focados na região de Água Doce desde a última semana no já conhecido "Golpe do WhatsApp". Nas últimas 48 horas, há diversos relatos de moradores do Município de Água Doce e Catanduvas que tiveram suas contas do aplicativo WhatsApp roubadas para uso num esquema de fraude financeira que se espalha pelo Brasil, o qual o Minha Água Doce explica a forma utilizada pelos estelionatários, desde a criação de grupos fakes de empresas locais conhecidas ou de links falsos de promoções ou páginas clonadas de marcas conhecidas, até a invasão das contas do aplicativo e o seu uso para pedidos de depósitos se passando pelo titular do número clonado.
Em Água Doce uma professora teve seu número de WhatsApp roubado após os criminosos terem acesso a um código por eles mesmo solicitados via tela inicial do aplicativo, após a digitação do número de telefone da vítima via SMS (mensagem de texto). Quando o invasor tem acesso a esse código, ele consegue entrar no WhatsApp da vítima que automaticamente tem o WhatsApp deslogado. A professora recebeu o código em seu celular após ser adicionada em um grupo fake de uma loja de utilidades do Município, criado justamente para o golpe. Outras duas empresas do Município também tiveram registros de grupos clonados e todos os participantes convidados receberam os códigos via SMS. Em hipótese alguma, o proprietário do celular deve informar esse código, mesmo para números de conhecidos, pois essa ação é o mesmo do que dar a senha para a invasão da sua conta. Procure se informar pessoalmente ou ligue para o conhecido que lhe adicionou para ter certeza que não se trata de uma fraude. Cerca de 120 pessoas do Município de Água Doce receberam os códigos em seus aparelhos celulares após serem adicionados nos três grupos clonados de empresas locais em que o Minha Água Doce foi comunicado nas últimas horas.
No mesmo dia em que a professora de Água Doce teve sua conta de Whatsapp invadida, na segunda (03), um empresário de Catanduvas também teve seu número clonado, conforme noticiado pelo portal. Mesmo após ampla divulgação nas redes sociais e a comunicação de furto junto a operadora de telefonia, de boletim de ocorrência na Polícia Civil e de envio de e-mail para o suporte do WhatsApp, solicitando a suspensão da conta por roubo, um dos contatos do catanduvense acabou transferindo dinheiro para o criminoso invasor.
É desta forma que esses bandidos agem, se aproveitando muitas vezes da ingenuidade das vítimas. Roubam a conta do WhatsApp através do código enviado via SMS para o celular da vítima e depois solicitam depósitos e transferências para os contatos da conta invadida, como se fossem solicitados pela vítima que teve o número roubado. Assim, diversas vítimas podem ter prejuízos incalculáveis ao depositar dinheiro para os criminosos pensando que estão ajudando um amigo. Para ter certeza que o pedido de ajuda veio realmente do titular do celular, não deposite sem antes ligar via linha convencional para o conhecido.
Teve seu Whatsapp clonado? Siga os 5 passos:
1 - Entre em contato com a operadora de telefonia e solicite a suspensão temporária da linha telefônica, o procedimento é o mesmo quando o celular é perdido - a linha deixa de funcionar em minutos.
2 - Vá pessoalmente numa loja autorizada da empresa de telefonia, apresente os documentos legais do titular da conta e solicite a transferência da linha telefônica para um novo chip - esse procedimento é feito na hora.
3 - Envie um e-mail para essa conta support@whatsapp.com com a seguinte frase: "Perdido/Roubado: Por favor, desative minha conta" no corpo do e-mail. Informe o número de telefone no formato internacional +55 9 xxx xxx xxxx. A conta do WhatsApp permanecerá desativada durante trinta dias para que você consiga reativá-la, após esse prazo ela será apagada definitivamente.
4 - Depois que a linha estiver ativa novamente, reinstale o aplicativo do WhatsApp e configure a sua conta. Será necessário informar o código de verificação de duas etapas, solicite a recuperação do código através de mensagem por SMS. O celular que está com a sua conta ativa não receberá esse código porque a linha telefônica foi desativada.
5 - Habilite a autenticação em duas etapas e informe a sua conta de e-mail pessoal para o procedimento de segurança.
Fonte: Minha Água Doce / Júlio César Fantin