A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS Digital) é o aplicativo mais baixado no portal Gov.br, chegando a mais de 344 milhões de acessos. Desenvolvido pela Dataprev para a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, o recurso registrou um aumento expressivo de novos usuários desde o ano passado, tendo mais de 270 milhões de acessos apenas em 2020.
Todas as experiências profissionais estão disponíveis para o trabalhador e o empregador com o documento digital. O aplicativo permite que o cidadão consulte pela internet informações sobre contratos de trabalho antigos e atuais, solicite o seguro-desemprego e acompanhe o andamento da concessão de benefícios como o Abono Salarial e o Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm).
De agora em diante, todos os contratos de trabalho e anotações serão feitos apenas eletronicamente e poderão ser acompanhados a qualquer momento pela internet. Aqueles que já tinham o documento em papel, poderão guardá-lo apenas como forma de comprovação de trabalhos anteriores.
Como obter a CTPS Digital?
Pelo celular: é só baixar o app Carteira de Trabalho Digital, disponível para Android e iOS. Na versão Mobile, tem a opção de receber notificações sobre as movimentações em seu Contrato de Trabalho.
Pelo computador: acesse o portal Gov.br e busque por "Carteira de Trabalho Digital". Depois clique em Solicitar. Por último, em "Quero Me Cadastrar". Preencha os campos com os seus dados, seguindo o passo a passo. Se o sistema informar que você já tem cadastro, volte para a tela da senha de acesso, clique no botão "Já Tenho Cadastro", e siga as orientações.