O Corpo de Bombeiros de Ituporanga, no Vale do Itajaí, se mobilizou nesta sexta-feira (16) para resgatar uma vaca que caiu de um barranco. O animal estava à beira de uma encosta de 50 metros de altura. Durante o resgate, ela se soltou das amarrações feita pelos socorristas e ficou pendurada pelos chifres.
"Foi bem difícil. Ela conseguiu se livrar de duas amarrações e caiu para fora do patamar. Ela só não caiu mesmo porque ficou amarrada pelos chifres. Conseguimos bem rápido, amarrar as patas traseiras e as da frente e, assim, puxamos ela aos poucos", afirma o bombeiro Luís Fernando Felipe Alves.
Segundo o agente, o animal se perdeu na manhã desta sexta na mata e caiu no barranco. A equipe de quatro bombeiros teve que utilizar um trator para ajudar a tirar o animal do local.
"Nós limpamos todo o caminho para poder chegar até ela porque teríamos que retirar ela com um trator. Usamos também a técnica de salvamento em altura para poder descer até onde ela estava. Fizemos a amarração pelos chifres e depois duas amarrações no corpo. Mas como o animal é muito grande e forte, se assuntou e começou a se debater bastante e quase caiu", disse Luís Fernando.
O animal não ficou ferido e logo após ser retirado da encosta, voltou caminhando para o pasto.
Fonte: G1/ SC - Fotos: Corpo de Bombeiros