Um morador do município de Videira colheu uma goiaba de aproximadamente um quilo no quintal de casa. E a casa dele fica no meio da cidade. Sérgio Baldo conta que plantou a muda para assim ter algumas frutas para consumo próprio e se surpreendeu com a colheita.
Segundo Sérgio, esse é o primeiro ano que a goiabeira produz, e além da goiaba de um quilo que ficou famosa, outras duas frutas de tamanho aproximado foram colhidas. Além disso a árvore tem mais duas goiabas que ainda estão verdes e que Sérgio espera que também fiquem de tamanho avantajado.
O proprietário acredita que, além de muita água e adubação, conversar com as plantas também contribui para o sucesso da produção. Sérgio conta que aprendeu esse costume com o pai que era agricultor. Ele argumenta que “as plantas também são seres vivos”.
E no pequeno espaço de pouco mais de 100 m², além de goiaba tem laranja, limão, poncã, jabuticaba, acerola, pimentão, pimenta, berinjela, repolho, radicci, alface, temperos e um jardim para alegrar o ambiente. Aquilo que Sérgio e a esposa não consomem em casa eles distribuem para a família, amigos e vizinhos.
Em conclusão, Sérgio afirma que em qualquer lugar é possível cultivar ao menos um tempero, seja em um pequeno espaço no quintal, ou até mesmo em um vaso, basta plantar e cuidar. Ele finaliza dizendo que o segredo é “plantou, cuidou, colheu”!
Sérgio, que mora em Videira tem uma agropecuária em Tangará. Ele e o filho cuidam do empreendimento há quase duas décadas.
Fonte: RBV Notícias