Notícias do Novo Tílias News

Água Doce adere à campanha Cidades Contra COVID-19


A iniciativa da campanha visa apoiar os gestores públicos na divulgação de informações aos cidadãos sobre a importância da vacinação e necessidade da manutenção de medidas de prevenção, inclusive entre pessoas já vacinadas.

A campanha é resultado de uma parceria entre a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde, com apoio da organização global de saúde, Vital Strategies.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Patrícia de Faria, atualmente Água Doce contabiliza 74 casos ativos.  Patrícia reitera, até que toda a população esteja imunizada é preciso manter a convivência segura com a COVID-19.

Patrícia explica que a plataforma Cidades Contra Covid-19 disponibiliza gratuitamente materiais de comunicação, baseados em evidências e recomendações científicas de organizações líderes de saúde, como a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Diretor Executivo da Vital Strategies no Brasil, Pedro de Paula, diz que comunicar claramente sobre como é possível se proteger por meio da autoproteção e aos outros da COVID-19 é fundamental para impedir a propagação desse vírus mortal.

Ele parabeniza o município de Água Doce, por priorizar a comunicação em torno de informações que podem salvam vidas.

Patrícia de Faria lembra, que enquanto toda a população não for vacinada, todas as pessoas, incluindo aquelas já imunizadas, devem manter as medidas de prevenção recomendadas pela OMS para evitar o avanço da doença e reduzir a propagação do contágio.

Ela reforça que é importe manter as mãos higienizadas, lavando com água e sabão ou higienizador à base de álcool 70%, manter a distância de dois metros das outras pessoas.

Patrícia de Faria também, reitera que máscara deve ser bem ajustada ao rosto e cobrir totalmente a boca e nariz, não deve ser manipulada durante o uso e é preciso lavar as mãos antes de sua colocação e após sua retirada.

Ela lembra que o tempo máximo de uso recomendado para cada máscara é duas horas ou antes caso ela fique úmida.

Outras recomendações, sempre importantes de prevenção são: ao tossir e espirrar, cobrir a boca e o nariz com a parte interna do cotovelo, evitar lugares lotados e limite o tempo em locais fechados, o ideal é não passar meia hora ou mais em um ambiente fechado.

Em ambientes fechados, é recomendado abrir janelas e portas para garantir ventilação, evitar tocar nos olhos, nariz e boca.



Fonte: Rádio Tropical FM