A Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) espera concluir ainda nesta semana a compra de 3,6 milhões de doses da vacina Sputnik V, produzida pelo Instituto Gamaleya, da Rússia. A compra direta dos imunizantes teve adesão de 262 cidades de Santa Catarina.
A entidade afirma que espera ter o parecer final de aprovação da compra até a quarta-feira (24). Esse documento abre caminho para a posterior assinatura do contrato. Os pagamentos serão feitos após as vacinas chegarem ao território nacional. Cada município irá pagar pela quantidade de imunizantes encomendada. O valor previsto é de 9,75 dólares por dose.
A vacina Sputnik V ainda não teve registro ou autorização para uso emergencial aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O processo, inclusive, vem sendo alvo de impasse entre agência e laboratório responsável no Brasil.
Apesar disso, a Fecam se baseia em decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) que permitiram a estados e municípios adquirir diretamente imunizantes para acelerar a vacinação no país.
– Quando tivermos o registro dos lotes de saída da Europa, a Fecam vai entrar com uma ação no STF se antecipando e pedindo a liberação das vacinas para Santa Catarina – afirmou o consultor em Saúde da Fecam, Jailson Lima.
A expectativa é de que o Supremo autorize a utilização da vacina, já que ela também está sendo adotada até mesmo em países vizinhos, como a Argentina.
Fonte: Rádio Catarinense