O vereador Starbak Schneinder abordou o assunto durante a sessão da Câmara de Vereadores de Treze Tílias, realizada na segunda-feira (1º).
Ao utilizar a palavra livre, o vereador manifestou o seu desejo de que a implantação de lombadas tenha uma discussão mais ampla na comunidade.
Starbak detalhou que um teste realizado com uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Treze Tílias em uma simulação de atendimento de ocorrência no Bairro Pôr do Sol, avaliou o impacto das lombadas na mobilidade urbana.
Para percorrer 5,7 km no deslocamento até o Bairro e posteriormente até o Pronto Atendimento de Treze Tílias, os bombeiros levaram 9 minutos e 32 segundos.
A mesma quilometragem em uma rodovia sem lombadas, com uma velocidade contínua de 50km por hora apresentou um tempo de deslocamento de 7 minutos e 9 segundos. Isso representa uma redução de 30%. Em caso de aumento da velocidade para 70km/h, a redução no tempo de deslocamento é de 60%.
Starbak fez o pedido após terem sido apresentadas algumas indicações da comunidade solicitando a instalação de mais lombadas em Treze Tílias.
Ele esclareceu que sua fala não é uma crítica aos pedidos apresentados pelos colegas, que estão apenas cumprindo o dever de apresentar as demandas da comunidade.
No entanto, acredita que esse debate sobre as soluções de trânsito precisam acontecer de uma forma mais ampla entre o poder público e a comunidade, analisando prós e contras e encontrando um ponto de equilíbrio.
O vereador citou que o Código de Trânsito Brasileiro deixa claro que as lombadas físicas e redutores de velocidade devem ser utilizados somente em casos extremos em que outras alternativas de engenharia de tráfego não forem eficazes.
“Quanto vale um minuto para uma pessoa que sofre um infarto? E como é para uma pessoa com uma fratura, quando a ambulância passa pela lombada física?”, finalizou Starbak.
Fonte: Rádio Tropical FM