Um padre foi repreendido pela Igreja Católica após divulgar informações falsas a fieis sobre a vacina contra a Covid-19 e seus efeitos durante a transmissão online de uma missa em Pedras Grandes, no Sul de Santa Catarina. O Ministério Público (MPSC) deve apurar o caso.
Em nota divulgada nesta quarta-feira (3), a Diocese de Tubarão, responsável pela paróquia de São Miguel Arcanjo, onde foi feita a transmissão da missa pela internet, afirmou que a vacina é "dom em favor da vida" e que o sacerdote foi repreendido e aconselhado a corrigir a declaração.
No dia 24 de janeiro, o padre Claudemir Serafim, transmitiu a celebração em uma rede social da igreja. Ele associou a produção de vacinas contra o coronavírus ao aborto e citou supostos efeitos colaterais, desestimulando a imunização. As afirmações vão na contramão do que é da ciência e do que é recomendado pelos órgãos de saúde.
O vídeo tinha mais de 870 visualizações até as 20h desta quarta (3). Nele é possível notar que havia outras pessoas na celebração. Coroinhas e padre aparecem sem máscara durante toda a cerimônia - o item de proteção é obrigatório no estado.
Na publicação, que contém 78 comentários, um das pessoas que assistiu à transmissão se mostra contrária a declaração do sacerdote. "Já notificamos autoridades eclesiásticas desse sacerdote sobre os apurados que ele diz sem embasamento e prestando notável desserviço à igreja e à saúde dos fiéis", diz.
MPSC vai apurar se há indício de crime
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) informou nesta quarta-feira (3) que a 4ª Promotoria de Justiça de Tubarão vai instaurar um procedimento inicial com base no vídeo que circula nas redes sociais. Este procedimento preparatório foi instaurado para verificar se há algum indício de crime e tem a função de apurar maiores informações sobre o caso.
De acordo com o último boletim da doença divulgado pelo governo estadual na terça-feira (2), a cidade de Pedras Grandes registra 252 casos e 9 óbitos em razão da Covid-19.
O G1 tentou contato com a Secretaria de Saúde do município mas não teve resposta até o fechamento desta reportagem. No dia 28 de janeiro o município informou que recebeu 30 doses da vacina contra a Covid-19 Oxford -AstraZeneca e 26 doses da vacina CoronaVac.
Vacina é 'dom em favor da vida' diz bispo de SC
Por meio de nota, divulgada nesta quarta-feira (3) a diocese da cidade de Tubarão, também no Sul, que é responsável pela paróquia de Pedras Grandes, afirmou que sempre esteve de acordo com as determinações das autoridades sanitárias e que a recomendação é que a Igreja acolha a vacina e que motive outras pessoas a fazerem o mesmo.
No documento, o Bispo Dom João Salm, diz que "ninguém está autorizado a passar ao povo, em nome da Igreja, orientações diferentes, nem mesmo um padre".
A nota finaliza informando que a fala do pároco Claudemir Serafim é de responsabilidade dele e que o mesmo já foi repreendido e incentivado a corrigir suas ações.
Fonte: G1