Notícias do Novo Tílias News

Brecha no sistema da Aplle deixa Iphones vulneráveis à hackers


No último domingo (20), foi descoberto por pesquisadores do Citizen Lab, instituição canadense com foco em segurança e direitos humanos, uma falha de segurança do IOS que pode ter deixado os dispositivos deste sistema operacional desprotegidos durante meses. 

O problema é uma brecha através do iMessage, que era capaz de permitir infecções por spywares, que são softwares maliciosos de espionagem que podem ter acesso remoto a diversas informações do dispositivo, como informações de senhas, localizações, e até mesmo fotos e vídeos. 

Segundo reportagem do The Guardian, site britânico que revelou esta falha, os pesquisadores do Citizen Lab acreditam que a ferramenta poderia estar sendo usada para espionagem desde outubro de 2019, e iPhones rodando versões anteriores ao iOS 14 podem ter tido a brecha do iMessage explorada.

Normalmente, para ter acesso às informações das vítimas, seria necessário ter contato físico com o celular da vítima. Porém, neste caso, o software malicioso era capaz de infectar o iPhone através de uma única mensagem, que nem precisava ser aberta pela vítima para fazer o malware funcionar.

A falha foi corrigida com a atualização do iOS 14. A Apple alerta para que seus consumidores atualizem o sistema operacional do iPhone sempre que um novo update seja disponibilizado, visto que novas correções de segurança sempre são efetuadas quando identificadas.



Informações: TechTudo