O percentual de mulheres que ocupam cadeiras na Câmara de Vereadores deve diminuir a partir de 1º de janeiro de 2021. Isso porque, o número de mulheres eleitas é menor do que o número atual de vereadoras
O balanço compreende aos municípios de Treze Tílias, Água Doce, Salto Veloso, Macieira, Arroio Trinta, Iomerê e Ibicaré.
Atualmente, 13 mulheres ocupam uma cadeira nas Câmaras desses municípios. A partir do ano que vem, esse número cai para 11. Em termos percentuais, o número de mulheres ocupando cadeiras no legislativo caiu de 20,63% para 17,46% na região.
As maiores diferenças aconteceram no município de Salto Veloso, que tinha apenas a vereadora Valíria Oliveira dos Passos e agora passa a ter 4 – Regina Biscaro Ansilieiro, Mônica Giacomin, Camila Donadel e Alvacir Wartha, a Chica.
Já em Arroio Trinta, o movimento foi contrário, já que a câmara tem hoje quatro mulheres Sandra Cividini, Angela Cividini, Adriane Biava e Elizane Linder Mayer. Para a próxima legislatura apenas Elizane permanece na câmara após a reeleição.
O município de Iomerê vai ter uma mulher a mais ocupando uma cadeira no legislativo. Atualmente, são três vereadoras Adirce Thomazi, Sirlei Munaro e Tejiane Pastore. Para próxima legislatura serão quatro mulheres, Solange de Bortoli Beal, Morgana Bavaresco, Grazielle Batista e Salete Franciosi.
Os municípios de Treze Tílias, Ibicaré e Macieira perderam uma cadeira cada, sendo que Macieira e Ibicaré não terão mulheres na Câmara no próximo ano. Deixam os cargos as atuais vereadoras Dirlei Maria Ritter de Ibicaré e Neiva Prego Anciuti de Macieira.
Já em Treze Tílias, deixam o legislativo as vereadoras Dirlei Barbieri Rofner que não conseguiu a reeleição e Soraya Aparecida Boesing Juchen, que não concorreu no pleito. Assume uma vaga no próximo ano, a vereadora Flávia Regina dos Santos.
Por fim, o município de Água Doce continuará com uma cadeira no legislativo sendo ocupado por uma mulher. A atual vereadora Paula Mendes Gattelli, foi reeleita para mais 4 anos no legislativo.
Acesse as notícias do Tílias News no WhatsApp.