Um homem é suspeito de tentar extorquir uma vítima que perdeu a carteira com todos os documentos, em Chapecó (SC). Ele foi identificado após uma investigação da Polícia Civil e foi indiciado pela prática de crimes de extorsão e falsa identidade. O caso aconteceu em junho deste ano.
Conforme apuração feita pela Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da DIC/Fron de Chapecó, horas após perder o objeto, a vítima começou a receber mensagens de uma pessoa que teria encontrado a carteira. Ela exigia o pagamento de R$ 1 mil para realizar a devolução do pertence. Ainda ameaçou de deixar o pertence no lugar onde a teria encontrado, caso a vítima não fizesse o pagamento.
Após o proprietário da carteira não realizar o pagamento, o suspeito encerrou o contato. Segundo a Polícia Civil, dias depois um indivíduo realizou contato com familiar da vítima e disse que havia localizado a carteira. Ele devolveu e foi recompensado com uma gratificação voluntária por parte da vítima.
Investigação
Segundo a Polícia Civil, a investigação demonstrou que a pessoa responsável pela devolução, era a mesma que havia exigido, anteriormente, o valor para devolução. Ainda, que o indivíduo ativou uma linha telefônica com dados da ex-esposa, para a realização dos contatos com a vítima.
O inquérito policial foi encaminhado ao Poder Judiciário e Ministério Público, com indiciamento pela prática de delitos de falsa identidade e extorsão.