O Livro dos Recordes Guinness registrou: o Nicolas Tractomas TR 10×10 D100 é o maior cavalo mecânico do mundo, tanto em dimensões quanto em tonelagem. Este monstro francês tem motor Catepillar e foi fabricado a mão pela Nicolas Industrie. O “cavalinho”, se é que se pode chamar este monstro assim, foi projetado para uma operação específica pelos outbacks da Austrália, para puxar os gigantescos rodotrens australianos, que podem chegar a um Peso Bruto Total Combinado de 535 toneladas.
Além da missão australiana, o Tractomas TR 10×10 D100 também trabalha na África do Sul, no transporte de equipamentos pesados. Sua velocidade máxima é de 25 km/h.
Somente o cavalo mecânico pesa 71 toneladas. Todo este peso abriga um motor Caterpillar V12 Turbo 3412 de 27 litros, que desenvolve uma potência real de 1000 cavalos a 2100 rpm. O caminhão utiliza uma cabine padrão Renault Kerax. Visualmente, é somente aí que o Tractomas se parece com um caminhão comum. Para acessar a cabine, é necessário subir por uma escada com cinco degraus e cerca de 1,85 metro de altura. A bordo, uma complexa eletrônica embarcada permite o controle de todos os implementos e o monitoramento dos parâmetros do motor e de veículo todo.
Medidas superlativas
Além da tração 10×10 para conseguir puxar enormes linhas de eixos e rodotrens, muitas vezes combinados com outros modelos 8×8. Em operações de cargas com grandes dimensões e peso, o Tractomas pode formar um comboio inteligente e pode chegar a uma potência de 4.750 cv e mais de 13.000 Nm de torque. E uma unidade 10×10 é capaz de movimentar uma composição de 535 toneladas sozinha. O cavalo utiliza pneus com medidas 385 / 95R25 e tem 12,5 metros de comprimento. A largura é de 3,5 metros e a cabine chega a uma altura de 4,5 metros.
Com estas medidas, o Tractomas 10×10 entrou para o Guinness como recordista mundial por ser o maior caminhão cavalo-mecânico do mundo. Você pode conferir o registro oficial deste recorde no link: https://www.guinnessworldrecords.com/world-records/largest-semi-truck
Fonte: Planeta Caminhão