Notícias do Novo Tílias News

Magistrados catarinenses têm média de oito julgamentos por dia


Entre acórdãos e sentenças, cada magistrado catarinense julgou, em média, oito casos por dia de trabalho durante o período de home office em decorrência do novo coronavírus (Covid-19). Já são mais de 300 mil processos julgados no Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) desde a segunda quinzena de março, o que representa um volume de 4 mil ao dia.

A média de decisões por magistrado chega a 14 por dia útil, com um total de 561,2 mil registros no período. É o quarto maior montante do país e o primeiro entre os tribunais estaduais de médio porte. O ritmo de despachos nos gabinetes é ainda maior, com média de 16 por magistrado em cada dia útil, somando aproximadamente 648,1 mil no Poder Judiciário catarinense desde março.

Em relação aos atos cumpridos pelos servidores, os números são ainda mais expressivos: a soma passa de 23 milhões no período, a segunda maior proporção entre todos os tribunais do país. A média é de cerca de 50 atos praticados por servidor em cada dia trabalhado. São quase 308 mil atos por dia útil no âmbito da Justiça estadual.

Além da eficiência na prestação jurisdicional, os números da produtividade conduzem o Poder Judiciário de Santa Catarina na consolidação de outro indicador positivo, a redução no acervo. Nos primeiros cem dias de atuação em home office, foram arquivados definitivamente 295,4 mil processos. O dado representa um ritmo de arquivamento 29% maior se comparado com o período dos cem dias anteriores. Desde fevereiro, o PJSC registra uma redução progressiva em seu acervo.


PRODUTIVIDADE (16/3 a 5/7)

Acórdãos e sentenças 300.099
4 mil por dia útil
Quase 8 por dia para cada magistrado

Decisões interlocutórias e monocráticas 561.251
7.485 por dia útil
Cerca de 14 por dia por magistrado

Despachos 648.127
8.650 por dia útil
Cerca de 16 por dia por magistrado

Atos cumpridos por servidores 23.075.955
308 mil por dia útil
Cerca de 50 por dia por servidor




Fonte: TJSC