Mais de 1,5 milhão de unidades consumidoras ficaram sem energia depois da passagem de um ciclone extratropical que atingiu várias regiões de SC nesta terça-feira (30). A extensão e os danos provocados fizeram a Celesc afirmar que este foi o maior dano da história da rede elétrica catarinense.
Árvores, postes e placas caíram sobre a rede elétrica em várias cidades, provocando graves problemas no abastecimento de energia. “Embora estivéssemos preparados para a passagem do Ciclone com equipes de sobreaviso, os danos foram muito significativos”, informou a companhia em uma postagem nas redes sociais nesta quarta-feira (1).
Trabalhos para normalizar o abastecimento
Segundo a Celesc, 300 equipes estão trabalhando para recuperar o sistema, com cerca de 1,3 mil pessoas envolvidas. “Mas o trabalho exige retirada de material pesado das redes e a previsão é que seja estendido por alguns dias em determinadas localidades”, informou.
As rajadas de vento provocaram ainda o rompimento de cabos de fibra ótima, “o que impossibilitou a recomposição automática do sistema e a comunicação de consumidores com o call center. Não foi possível identificar os locais com defeito na rede de distribuição. A única forma de comunicação dos consumidores é através do aplicativo Celesc”.
Orientação
A orientação da Celesc é que as pessoas fiquem em casa e não se aproximem de locais próximos a redes elétricas para evitar acidentes.
A expectativa da Celesc é recompor 90% do sistema até o fim desta quarta-feira (1).
Com informações do Diário do Iguaçu