Notícias do Novo Tílias News

Polícia Ambiental divulga resultado da Operação Piracema


A Polícia Militar Ambiental divulgou nesta quarta-feira (5) o resultado da Operação Piracema, realizada de 1º de outubro de 2019 à 31 de janeiro de 2020. Nove unidades estiveram envolvidas na área de abrangência do 2º Batalhão da PMA.

Foram abordadas durante a operação 1.036 pessoas e 296 embarcações, que resultaram na apreensão de 6.567 m² de redes, 1.250 metros de espinheis, 126 esperas, três tarrafas, 32,57 kg de pescado, três embarcações/motores, além de inúmeros peixes soltos. Os policiais emitiram 22 Autos de Infrações, cinco Termos Circunstanciados e três Notícias de Infrações Penais Ambientais (NIPA).

As ações de patrulhamento aquático aconteceram nas bacias dos rios Chapecó, das Antas, Irani, Jacutinga, Peixe, Timbó, Canoinhas e Canoas, onde foram realizadas orientações sobre legislação e educação ambiental, tanto para pescadores e ribeirinhos quanto turistas.

De acordo com a Polícia Militar Ambiental, a ação acaba inibindo a prática de ilícitos ao meio-ambiente e intensificando a importância do período da piracema para a permanência da fauna aquática na região Oeste e Meio-Oeste.

Período da Piracema

A época da Piracema é quando os peixes sobem rio acima para a desova. O trajeto deixa os peixes debilitados e muitos pescadores aproveitam-se dessa fragilidade para capturá-los facilmente e em grandes quantidades. A piracema é essencial para a preservação das espécies dos rios e lagos.



Fonte: Caco da Rosa