Notícias do Novo Tílias News

Combate ao bullying vira lei em Santa Catarina


A governadora em exercício, Daniela Reinher, sancionou a lei proposta pelo deputado Milton Hobus (PSD) que cria a Semana Estadual de Combate ao Bullying. Prevista para a terceira semana de setembro, anualmente, a lei prevê orientação às famílias, professores, equipe pedagógica e alunos sobre agressões físicas e psicológicas nas escolas estaduais de Santa Catarina.

— Essa forma de violência interfere no processo de aprendizagem e no desenvolvimento do jovem, além de favorecer o surgimento de um clima escolar de medo e insegurança - diz o parlamentar. Segundo ele, a semana também vai divulgar e promover o Programa de Combate ao Bullying, instituído em 2009 no Estado.

O projeto de lei apresentado pelo deputado foi uma sugestão dos alunos da Escola de Educação Básica Aleixo Dellagiustina, de Ituporanga, que participaram do programa Parlamento Jovem Catarinense. O grupo conheceu o trabalho dos deputados e entregou duas propostas de lei produzidas por eles com a ajuda da equipe do Legislativo.

A Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE) 2016, do IBGE, indica que, em SC, 68,1% dos estudantes do 9º ano afirmaram que já foram humilhados por colegas. O levantamento ouviu 3,6 mil jovens de 145 escolas públicas e privadas. O resultado de Santa Catarina ficou acima da média da região sul (61,4%) e do país (61,1%).



Fonte: NSC

Foto: Salmo Duarte, Arquivo NSC