Notícias do Novo Tílias News

Variação de temperaturas em SC deve se intensificar até a chegada da primavera


Céu fechado e vento, acompanhados de cachecóis, mantas e casacos pesados têm feito parte da rotina dos moradores da Grande Florianópolis, Norte e Vale do Itajaí, desde o ínicio de setembro, há quatro dias. Nesta quinta-feira (05) as temperaturas mais baixas da semana foram registradas, com base no monitoramento da Epagri/Ciram. Em Florianópolis a marca foi de 12,8ºC às 8h, já em Itajaí a marca era de 12,6ºC, Blumenau registrou e 12,81 ºC e Joinville 11,4ºC.
Já na Serra o sol dá as caras, mas o frio é muito mais intenso: em São Joaquim o registro mais foi de 0,7ºC e em Urupema de 1,3 ºC, ambos nesta quinta-feira (05) o dia mais gelado dos últimos sete dias.
E para quem está cansado das baixas temperaturas o meteorologista da NSC Comunicação, Leandro Puchalski, ressalta que o inverno ainda não acabou e que a situação é perfeitamente normal para esta época do ano. Segundo ele ainda vai demorar para dizermos adeus definitivamente ao frio.
— A medida que nos aproximamos de outubro os momentos gelados serão cada vez mais curtos. A partir de agora o que não será normal é ter aproximadamente de sete a dez dias com temperaturas baixas, porém amanheceres mais gelados com aquecimento a tarde serão comuns — afirma Puchalski
O fim de semana promete já a intensificação dessa característica, com previsão de um aumento de mais de 10ºC em todo o Estado. No sábado (07) os termômetros irão ficar entre 21 e 23 com mais aquecimento no Oeste e Sul e no domingo(08) a tarde pode chegar a 30ºC, especialmente no sul de SC.

Alterações sem data marcada

Se você recorreu ao calendário e acha que tudo irá mudar daqui a 18 dias em 23 de agosto, data prevista para o solstício de primavera, o meteorologista explica que o movimento dos astros não influencia diretamente no tempo que vivenciamos. Isso por que a data definida para a mudança da estação é astrológica, coincide com data em que o dia e a noite têm a mesma duração na linha do equador. A transição meteorológica das estações é mais sutil e acontece aos poucos.
— É preciso que entender que o tempo não respeita data marcadas, as transições acontecem gradativamente entre as estações até que as características da seguinte se torne predominante. — explica Leandro

10 Medidas para permanecer saudável na mudança de estação

A otorrinolaringologista, Andréa Rodrigues, explica que as mudanças bruscas de temperatura resulta em consultório cheio. Segundo ela, a procura já começa aumentar no outono, onde se iniciam as variações climáticas ao longo do dia.
A médica ressalta que a prevenção ainda é o melhor remédio e já pode se iniciar antes mesmo do início da instabilidade climática. Ela pontua 10 medidas que preparam e fortalecem o corpo para se proteger nos período mais críticos do ano. São elas:
1- Procurar não se expor ao frio e vento
2- Se manter agasalhado
3- Evitar contato direto com pessoas com infecções respiratórias
4- Não permanecer por muito tempo em ambientes fechados e aglomerados
5- Manter uma alimentação saudável
6- Hidratação
7- Prática de atividade física
8- Boas noites de sono
9- Fazer higienização nasal e das mãos frequentemente
10- Manter as vacinas atualizadas

Fonte/fotos: NSC