Notícias do Novo Tílias News

Primavera inicia registrando temperaturas negativas em SC

Urupema registrou a menor temperatura do início da estação

São Joaquim inciou a primavera com geada (Foto: Michel Legnaghi / São Joaquim Online)

Santa Catarina registrou um começo de primavera bastante gelado. Esta segunda-feira, dia 23, iniciou bem fria em muitas cidades catarinenses. O município de Urupema registrou a menor temperatura do dia, -3,7 ºC.

A primavera começo oficialmente na madrugada desta segunda-feira, às 4h50. Este é um início astronômico e não meteorológico. Na meteorologia não há data para que as características da nova estação comecem a predominar. A mudança ocorre gradativamente.

O primeiro dia da primavera foi frio em muitas cidades do estado, especialmente na Serra. As menores temperaturas registradas desta manhã foram:


Urupema: -3,7°C
Bom Jardim da Serra: -1,9°C
São Joaquim: -1,7°C
Imbuia: 3°C
Lebon Régis: 3,9°C
Rancho Queimado: 4°C
Criciúma: 5,6°C
Florianópolis: 8,9°C
Chapecó: 9,4°C
Blumenau: 9,6°C

Joinville: 12°C

Primavera deste ano deverá ter menos chuvas (Foto: Melyna Branco/Oeste Mais)

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a primavera de 2019 deverá ter menos chuvas do que o normal para esta época do ano na maior parte do país. A estação vai até o dia 22 de dezembro, quando começa o verão, à 1h19.

Tradicionalmente, a primavera é um período de transição entre a estação mais seca e a mais chuvosa na região central do Brasil. Já na região Norte, no interior do Nordeste e em algumas áreas centrais do país, as temperaturas sobem durante a primavera.


Ainda segundo o Inmet, Santa Catarina e o Rio Grande do Sul serão uma exceção neste início de primavera. Os estados sulistas receberão uma frente fria vinda da Argentina e do Paraguai, trazendo chuva forte para a região e talvez até granizo. Os estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul também serão impactados pela frente fria, mas com menor intensidade.


Fonte: G1 – SC