Notícias do Novo Tílias News

Mãe que abandonou filha para usar droga passará por audiência de custódia em Chapecó


Chapecó – A mulher de 39 anos que abandonou a filha, de apenas dois, em uma praça no bairro Paraíso passará por audiência de custódia em Chapecó. Ela foi presa em flagrante na quarta-feira (4), horas depois de deixar a filha sozinha em uma praça para ir em busca de drogas.

Segundo o delegado Rodrigo Moura, que acompanhou a ocorrência, a prisão foi pelo crime de abandono de incapaz, majorado por ser mãe a criança e também pelo abandono ter ocorrido em local ermo. Segundo o delegado, o procedimento demorou várias horas para ser finalizado, até que a mulher fosse localizada e todas as testemunhas ouvidas pela autoridade policial. O procedimento de prisão em flagrante terminou somente à noite.

Ela foi conduzida ao Presídio Regional de Chapecó onde aguardará audiência de custódia, que está marcada para às 16h desta quinta (5), conforme o TJSC.


Entenda

Trabalhadores das proximidades encontraram a criança chorando no local e chamaram a PM. Aos policiais eles contaram que uma mulher baixa, vestindo uma blusa azul, bolsa branca, teria deixado a menina no local e saído correndo.


Conselho Tutelar

A criança foi socorrida e acolhida pelo Conselho Tutelar de Chapecó, onde recebeu os primeiros atendimentos. Segundo informações do Conselho Tutelar, a avó e tia da criança compareceram ao conselho e contaram que moram no interior de Chapecó e que a mãe da criança é usuária de drogas. Que ela vem para a cidade para fazer tratamento e na quarta-feira (4), teria trazido uma das filhas junto, quando abandonou a menina na praça próximo ao salão comunitário do bairro e foi até o bairro São Pedro em busca de entorpecente.

Ainda conforme o Conselho, foi feito o acompanhamento até a casa da família para verificação da situação familiar. A criança foi entregue aos cuidados da avó e da tia que assinaram um termo de responsabilidade pela menina. A família, segundo o conselho, é bem estruturada e já era acompanhada pelo serviço social do município.

“Faremos um laudo que será encaminhado para o CRAS e a família e a criança seguirão recebendo acompanhamento com psicólogos e assistentes sociais”, informou o Conselho Tutelar. A mulher tem outras duas filhas, de 2 e 6 anos, que também são cuidadas pela avó e tia.


Prisão em flagrante

Após o abandono, buscas foram feitas pela mulher, que foi encontrada no bairro São Pedro. Ela estaria fugindo de pessoas que a perseguiam pelo abandono da menina. Ela foi levada até o Conselho, depois para a Central de Plantão Policial (CPP) onde foi feito o registro da ocorrência. (Informações Diário do Iguaçu)


Fonte: Michel Teixeira