Notícias do Novo Tílias News

Foto da Amazônia em chamas postada por Macron é de fotografo morto há 16 anos


Ao criticar o Brasil no Twitter e dar uma “indireta em Bolsonaro”, o presidente da França, Emmanuel Macron utilizou um retrato feito por Loren McIntyre, fotografo norteamericano que morreu em maio de 2003, e que trabalhou para revistas como a National Geographic. Macron postou uma foto da Amazônia em chamas produzida pelo fotografo a venda neste banco de imagens da internet. O presidente Jair Bolsonaro rebateu a crítica.

Bolsonaro determina ações de emergência para “todos os ministros de Estado” na Amazônia

Um despacho publicado em edição extra do Diário Oficial da União na noite desta quinta-feira (22) determina que todos os ministérios realizem trabalhos de levantamento sobre focos de fogo na Amazônia. “Determino a todos os Ministros de Estado que adotem, no âmbito de suas competências, medidas necessárias para o levantamento e o combate a focos de incêndio na região da Amazônia Legal para a preservação e a defesa da Floresta Amazônica, patrimônio nacional nos termos do disposto no art. 225, § 4º, da Constituição”, destaca o despacho sobre os incêndios na Amazônia.
O artigo 225 destaca o direito ao meio ambiente equilibrado e a preservação de áreas como a Floresta Amazônica, o bem-estar animal e o manejo ecológico dos ecossistemas. A decisão do presidente Jair Bolsonaro teria ocorrido nesta noite em reunião em que, segundo informações, foram definidas ações de emergência para os incêndios na Amazônia junto os ministros: Ricardo Salles (Relações Exteriores), Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Fernando Azevedo e Silva (Defesa), Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Augusto Heleno Gabinete de Segurança Institucional, Tereza Cristina (Agricultura), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) e Jorge Oliveira (Secretaria-Geral da Presidência).

Bolsonaro: Macron apela para foto falsa da Amazônia e evoca colonialismo do século 19

O presidente da República, Jair Bolsonaro, rebateu no Twitter as críticas do par francês, Emannuel Macron. O presidente da França chegou a pedir uma reunião de emergência com o G7 para debater as queimadas na Amazônia, em postagem na rede social. Para Bolsonaro, Macron se aproveita da polêmica para “instrumentalizar uma questão interna do Brasil e de outros países amazônicos para ganhos políticos pessoais”.
Bolsonaro ainda comenta a “foto falsa da Amazônia” em chamas utilizada pelo mandatário da França na postagem, afirma que o governo brasileiro segue ao diálogo, mas pondera: “A sugestão do presidente francês, de que assuntos amazônicos sejam discutidos no G7 sem a participação dos países da região, evoca mentalidade colonialista descabida no século XXI”. (Informações Gazeta do Povo)
Fonte: Michel Teixeira