Notícias do Novo Tílias News

Capacete de Airton Senna é recriado em madeira por um artista de SC

Obra do artesão Cainã Gartner, de Gaspar, foi autorizada pela mãe do piloto.

Capacetes são talhados em madeira imbuia — Foto: NSC TV/Reprodução

O capacete do piloto Airton Senna, usado em 1993, foi recriado em madeira por um artista de Gaspar, no Vale do Itajaí. São 25 peças que têm comercialização restrita.

No atelier da família Gartner, quatro gerações vivem da customização e regravação em madeira. Mas desde setembro do ano passado, Cainã Gartner, de 28 anos, encarou um projeto desafiador. Transformar troncos de madeira imbuia em objetos especiais.

"No ano passado eu fiz um capacete por hobby pelo fato do Airton Senna ser meu grande ídolo, até então era sem a customização, apenas com as duas faixas e cores", conta.

O trabalho do Cainã chegou até o conhecimento da mãe do piloto, no Instituto Airton Senna. Neide Senna teve interesse pelo projeto e autorizou a confecção de 25 capacetes inspirados no modelo que Senna usou em 1993, disse o artista.

Os capacetes representam os 25 anos de legado de Airton Senna. A autorização para o uso da marca veio da mãe do piloto, que achou o projeto incrível, mas colocou uma condição.

"A condição estabelecida por ela foi que das 25 unidades, existisse a número zero zero, que fosse feito pra ela. Então, hoje a peça zero zero está na casa da Dona Neide, e parte do valor arrecadado fosse doado para o instituto, onde a gente vai estar ajudando milhares de crianças", relatou Cainã.

Trabalho artesanal

O trabalho é todo artesanal. A beleza está nos detalhes, nos contrastes, nas linhas encurvadas que fazem de cada peça única. As listras são marcadas com fogo e os detalhes são em ouro 23 quilates. Foi preciso autorização para o uso da madeira de lei e horas de trabalho para conclusão de cada peça.

Os valores só são divulgados na hora da negociação e interessados não faltam, diz Cainã.

"Todo mundo acaba se emocionando, e gera interesse, porém quem vem adquirindo são grandes empresários e pilotos de fórmula 1 e de moto GP também."

Para o artista tudo isso tem um significado especial. Desde o começo da carreira, muito antes de sonhar em esculpir os capacetes, uma frase do ídolo já o inspirava.

Frase que inspirou o artista de Gaspar — Foto: NSC TV/Reprodução

"É um prazer inexplicável poder tá unindo a minha arte com não só meu, do Brasil, mas um ídolo mundial, não vi ele correndo, era muito pequeno, porém hoje eu sinto tão próximo como se ele estivesse agora comigo."

Fonte: G1 SC