Notícias do Novo Tílias News

Projeto arquitetônico da praça de Iomerê é apresentado na Câmara de Vereadores

O projeto foi apresentado na segunda-feira, dia 1º, na Câmara de Vereadores pela acadêmica Elisandra Mara Baretta, do curso de arquitetura e urbanismo da Unoesc, e pelo arquiteto e urbanista Jean Marcelo Ziero, do setor de engenharia da Amarp.

 O projeto arquitetônico e paisagístico, prevê a revitalização e requalificação do espaço da Praça, Prefeito Waldemar Kleinubing.

 O projeto foi viabilizado a partir de um termo de colaboração firmado entre a prefeitura de Iomerê, Amarp e a Unoesc, e foi elaborado por acadêmicos do curso de arquitetura e urbanismo, com a supervisão de professores do curso e do setor de engenharia da Amarp.































Depois de uma pesquisa de opinião com os moradores e de um amplo estudo sobre as condições atuais da praça, os autores do projeto propõem uma série de intervenções, tendo como foco principal atrair a população para o uso contínuo do local como referência de lazer e convívio social.




Interditada por orientação do Corpo de Bombeiros desde 2013 e por determinação da justiça desde 2014, a Praça ficou impossibilitada de receber intervenções ou qualquer tipo de reforma durante este período.

 A interdição judicial ocorreu em razão da tramitação de uma Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público de Santa Catarina, que apura denúncias de supostas irregularidades na execução da obra, durante os anos de 2011 e 2012.

 Ainda em 2014 a Administração Municipal de Iomerê encaminhou à justiça um pedido de autorização para realizar reformas na praça, mas o pedido foi indeferido em razão da necessidade de realização de perícias técnicas no local, que estavam previstas para acontecerem no decorrer do processo judicial.

O laudo pericial foi integralmente anexado ao processo somente em 2018, e a partir de então, a Administração Municipal iniciou as tratativas para a elaboração do projeto de revitalização.

Ainda não há um prazo definido para o início das obras em razão das etapas que precisam ser concluídas e também porque o projeto ainda precisa ser submetido à apreciação do Ministério Público e do Poder Judiciário por conta do trâmite da Ação Civil Pública.


O prefeito Luciano Paganini, diz que está dando prioridade para o projeto e tão logo tiver todas as liberações, a prefeitura irá iniciar a execução da revitalização.














Fonte: Rádio Tropical FM