Notícias do Novo Tílias News

Chuva pode comprometer produção de uva em Videira e Região

Nos últimos anos, a produção de sucos integrais tem crescido, igualando o vinho, aponta Epagri


As constantes chuvas, em forma de pancada rápida e isola, tem preocupado o setor agrícola de Videira. O que acontece é que, próximo ao momento da colheita, que acontece agora entre janeiro e fevereiro, há sérios riscos de rachar o grão ou até mesmo de causar doenças no fruto, podendo comprometer boa parte da produção.


A Epagri de Videira, órgão que incentiva o cultivo das frutas assim como ajuda no monitoramento de diversas culturas regionais, tem orientado os produtores, mas não há muito o que se fazer durante este período de chuvas constantes, a não ser esperar por uma mudança no panorama climático, como explica o engenheiro agrônomo André Kulkamp.

Outras variedades mais tardias podem ser beneficiadas com as chuvas segundo André. Se as precipitações pararem agora, o manejo dos agricultores será facilitado e a safra poderá ter bons resultados, pontua o engenheiro agrônomo.

Janeiro é um mês que, historicamente, é marcado por chuvas constantes. Por isso durante este período uma das soluções encontradas pela Epagri foi a cobertura plástica dos parreirais. Os produtores regionais precisaram adotar este método, principalmente aqueles que produzem uvas de mesa.

É o caso do produtor Márcio Santin, de Iomerê que investiu na cobertura de seu parreiral. Segundo Santin, o investimento valeu a pena, pois mesmo com as constantes chuvas, tem conseguido produzir uvas de ótima qualidade. Ele comercializa sua produção in natura na propriedade e em toda região.


Santin também produz vinho doce, grappa e vinhos convencionais. Nos últimos anos, de acordo com a Epagri, houve um crescimento da produção de sucos integrais na região do Vale do Rio do Peixe.

Dentre os principais produtos da uva aqui na região de Videira estão os vinhos e sucos. Durante os últimos anos, de acordo com a Epagri, notou-se um crescimento da produção dos sucos integrais, igualando, proporcionalmente, o direcionamento das uvas para este segmento quando comparado ao vinho.

Fonte: Rádio Vitória AM