Notícias do Novo Tílias News

Bolsonaro condecora Netanyahu com Ordem do Cruzeiro do Sul

Ordem é a principal condecoração brasileira concedida a estrangeiros. Primeiro-ministro de Israel esteve na posse de Bolsonaro.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o presidente Jair Bolsonaro,
no Rio de Janeiro, em dezembro do ano passado — Foto: EPA

O presidente Jair Bolsonaro condecorou o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul. O decreto com a concessão da honraria foi publicado na edição desta sexta-feira (18) do "Diário Oficial da União".

Concedida pelo Presidente da República, a Ordem do Cruzeiro do Sul é a mais alta condecoração brasileira destinada a estrangeiros (mais informações ao final da reportagem).

Netanyahu recebeu a distinção em um momento de aproximação entre Brasil e Israel, que pode resultar na transferência da embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém.

Visita ao Brasil

Netanyahu veio ao Brasil no final dezembro e compareceu à posse de Bolsonaro na Presidência da República, em 1º de janeiro. Foi a primeira visita oficial de um premiê de Israel ao Brasil.

Bolsonaro e Netanyahu tiveram um encontro, no qual reafirmaram a intenção de estreitar os laços entre os dois países e fazer parcerias em diversos setores. O israelense chamou o brasileiro de "grande amigo", "grande aliado" e "grande irmão".

"Entendemos que nossa cooperação mútua possa render enormes benefícios aos nossos dois povos em áreas como economia, emprego, segurança, agropecuária, recursos hídricos, todas as esferas da atividade humana”, disse o primeiro-ministro na oportunidade.


Bolsonaro, por sua vez, afirmou que planeja retribuir a visita em março. Em Israel ele deseja negociar acordos de cooperação tecnológica e nas áreas de agricultura, segurança, militar, pesca, entre outras.

O presidente Jair Bolsonaro e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, durante
visita à sinagoga no Rio de Janeiro — Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil



Mudança da embaixada

Em novembro do ano passado, após vencer a eleição presidencial, Bolsonaro declarou que pretende transferir a embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém, a exemplo do que fez Donald Trump. A embaixada norte-americana em Jerusalém foi inaugurada em maio.

Até o momento, o Brasil não oficializou a transferência. A medida é polêmica, porque representa o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel e gerou o receio de retaliações comerciais de países árabes, grandes compradores de carne bovina e de frango do Brasil.

Israel considera Jerusalém a "capital eterna e indivisível" do país. Mas os palestinos não aceitam e reivindicam Jerusalém Oriental como capital de um futuro Estado palestino.

A Ordem do Cruzeiro do Sul

A Ordem Nacional do Cruzeiro Sul é uma honraria destinada a estrangeiros, concedida por meio de decreto presidencial. Conforme o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a condecoração é a “mais alta condecoração brasileira atribuída a cidadãos estrangeiros”.


Netanyahu recebeu a ordem no grau de “grão-cruz”, o segundo dos cinco graus da honraria. Segundo o MRE, a distinção foi criada pelo imperador Dom Pedro I, foi abolida após a proclamação da República e resgatada por Getúlio Vargas em 1932.

Fonte: G1