Notícias do Novo Tílias News

Estado tem previsão de 2,3 mil novos casos de câncer de próstata

A previsão é de 2,3 mil novos casos de câncer de próstata em Santa Catarina só neste ano. Para orientar e conscientizar a população, novembro é o mês dedicado à saúde do homem, principalmente ao câncer de próstata.

Saiba tudo sobre a doença:

O que é a próstata

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual. Fatores de risco Idade: cerca de 10% dos homens após os 50 anos de idade desenvolvem a doença. Conforme o envelhecimento, as chances crescem, podendo acometer 50% dos homens aos 75 anos.

Histórico familiar: casos de pai e irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos pode aumentar o risco da doença em três a dez vezes em relação à população em geral.

Raça: incidência é duas vezes maior entre os afrodescendentes. Sintomas O câncer de próstata apresenta crescimento muito lento, podendo levar anos para causar algum problema mais sério. Nas fases iniciais ele é silencioso, não causando nenhum sintoma específico. Os primeiros sintomas podem surgir durante o crescimento local, quando o tumor comprime a uretra ou impede o fluxo de urina, irritando a bexiga. Diminuição do jato urinário, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, aumento da frequência urinária e incontinência urinária são alguns desses sintomas. Na fase muito avançada, o câncer de próstata pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal. Diagnóstico Os exames consistem na verificação do Antígeno Prostático Específico ( PSA, sigla em inglês), através do exame de sangue, e no exame de toque retal. Os dois são complementares para o diagnóstico. Caso a alteração seja detectada, o médico pode solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico, como o ultrassom transretal e a biópsia da glândula, que consiste na retirada de fragmentos da próstata para análise. Pode ser solicitado ainda uma cintilografia óssea, que identifica o estágio do câncer da próstata.

Prevenção

Não há prevenção, mas é possível diagnosticar a doença precocemente, quando as chances de cura são de cerca de 90%. A influência da alimentação sobre o câncer ainda é incerta, porém há evidências que apontam que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e pobres em gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer. Evitar o sedentarismo e a obesidade também auxilia.

Tratamento

De acordo com a fase do tumor e as características do paciente, o médico poderá definir quais as melhores formas de tratamento. Nos estágios iniciais da doença (tumores localizados e localmente avançados) a prostatectomia radical é o tratamento padrão. Consiste em uma cirurgia para retirada da próstata e apresenta altos índices de cura. Radioterapia, terapia hormonal e vigilância ativa também podem ser tratamentos indicados.

Sequelas

Há o risco de adquirir disfunção erétil depois do tratamento do câncer de próstata, mas tende a ser menor se o tratamento for realizado logo que a doença é detectada. Outra sequela apresentada é incontinência urinária, geralmente temporária. Sem tratamento adequado, o câncer de próstata pode ainda se espalhar para outros órgãos do corpo (metástase).

Fonte: Sociedade Brasileira de Urologia e Instituto Lado a Lado pela Vida