Herval d’ Oeste: Reunião com Departamentos de Trânsito e Polícia Militar discutirá a implantação do corredor de motos
O Vereador Everton Parisenti é o autor da iniciativa. |
Foi aprovado por unanimidade na sessão desta segunda-feira (20), o Requerimento de nº 073/2016, de autoria do vereador Everton Parisenti (PMDB), para que sejam convidados para participar de uma reunião na próxima segunda-feira, dia 27, ás 16h, na Câmara de Vereadores de Herval d’ Oeste; A Comissão Municipal de Trânsito de Joaçaba, Departamento Municipal de Trânsito de Herval d’Oeste e a comandante do 26º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Lucimar Savaris.
Segundo Parisenti, a reunião, da qual devem participar também todos os vereadores de Herval d’ Oeste, tem por objetivo tratar de assunto referente ao trânsito dos dois municípios, ressaltando a liberação do corredor para motos instalado na Ponte Emílio Baungart, deliberado pelo Conselho Estadual de Trânsito de Santa Catarina (CETRAN/SC). Conforme estabelece o Artigo 21 do Código de Trânsito Brasileiro, os órgãos e entidades executivas rodoviários da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição, têm competência para planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos, de pedestres e de animais, bem como implantar, manter e operar o sistema de sinalização, os dispositivos e os equipamentos de controle viário, de forma que não há óbice jurídico para tal implantação. “Cumpre salientar que o município de Herval d’Oeste é limítrofe com o município de Joaçaba, ambos vem apresentando um fluxo bem elevado de veículos nos últimos anos, o que vem gerando congestionamento nos horários de pico. Em função disso, várias são as solicitações de inovações para melhoria do trânsito e neste viés surgiu o interesse em realizar a implementação do Corredor de Motos em uma das localidades mais movimentadas, especificamente na Ponte Emílio Baungart”. Comentou o vereador Parisenti.
Everton destaca que no que se trata de buscar soluções para os problemas de trânsito o município de Joaçaba não é parceiro. “O município de Joaçaba vem se omitindo e não é de hoje, não sei se é má vontade, ou para eles está bom assim, embora não creio nesta hipótese, visto que o comércio do município vizinho também perde”.
O vereador relatou que em Videira foram feitas adaptações no trânsito, o que alavancou as vendas do comércio. “Queremos a parceria e envolvimento da Polícia Militar, principalmente no que diz respeito ao corredor de motos, cabe aos municípios fazer o projeto padronizado, o corredor também é de interesse da Policia Militar que em casos de urgência poderia utiliza-lo a exemplo do Samu e do Corpo de Bombeiros”.
Fonte: Joce Pereira