Notícias do Novo Tílias News

Videira recebe projeto “Canta e Conta Música Popular Brasileira”

Projeto já passou por diversas cidades catarinenses e apresenta repertório que não toca com frequência nos meios de comunicação.



Promover a aproximação do público adolescente com a música popular brasileira e possibilitar mecanismos que ajudem a juventude a identificar produtos musicais, dissociando o que é arte daquilo que é meramente comercial. 

Com estes dois principais objetivos, a Prefeitura de Videira, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, apresenta, na próxima quarta-feira (25), o projeto de musicalização Canta e Conta Música Popular Brasileira. Serão quatro apresentações, todas no Centro e Eventos Vitória, envolvendo cerca de 700 alunos, dos 7º e 8º anos das escolas da rede municipal de ensino. Para o desenvolvimento do projeto, a Secretaria de Turismo e Cultura conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, que vai mobilizar o público que participará do projeto. 

De acordo com o secretário de Turismo e Cultura - Clemir Schmitt, a proposta foi de selecionar um projeto de cunho didático capaz de inserir na comunidade escolar, de faixa etária compatível com o nível de compreensão necessário, a música brasileira de forma que o público possa visualizar sua importância no contexto cultural, bem como entender suas origens. “Nos tempos em que vivemos, a música passou a ser meramente um produto comercial para a grande mídia. Seus elementos culturais deixaram de ser reverenciados ou exaltados até mesmo pelos compositores ou intérpretes atuais. Estes, na necessidade de colocar seus produtos no mercado, acabam sendo influenciados por modismos, limitando suas criações quase que exclusivamente a estilos populistas e comerciais”, explica. 

Segundo ele, a iniciativa visa diminuir a distância entre o adolescente e a música de vertente cultural. “Aquela com letra poética, estrutura rítmica baseada em nossas heranças étnicas, criadas e executadas em tempos distintos da nossa história por compositores e intérpretes célebres, de forma a possibilitar que nossos jovens tenham acesso a essa informação cultural e desenvolvam meios de percepção capazes de distinguir música de conteúdo social e artístico da música meramente dançante e comercial”. 

O projeto 

O Canta e Conta Música Popular Brasileira já passou por diversas cidades catarinenses e apresenta aos estudantes um repertório que se diferencia por conter músicas que não tocam com frequência nos meios de comunicação e por mostrar ritmos diferentes, peculiares da cultura brasileira. O repertório mostrado aos alunos toca e canta o samba, o choro, o côco de roda e o baião. Gêneros que ficaram consagrados e registrados em composições de mestres como Pixinguinha, Dorival Caymmi, Sivuca, Luiz Gonzaga, Lia de Itamaracá, Adoniran Barbosa, entre tantos outros.

Uma das idealizadoras do projeto, a cantora Rafaela Ventz, explica que a iniciativa nasceu para contar e cantar as influências que a música brasileira sofreu desde a chegada dos navios negreiros e europeus com a mistura da cultura indígena. “Trata-se, portanto, de um projeto musical-didático que canta, toca, mostra, abre espaço e aborda as influências africanas, europeias e indígenas da música e a bela mistura que formou nosso extenso acervo de composições eternizadas”. 

O projeto dá oportunidade para que o público participe do momento musical, conheça e reconheça a diversidade cultural, se aproxime de ritmos e histórias de diversas regiões do Brasil e interaja com os palestrantes fazendo perguntas. Dessa forma, se torna possível difundir a história, a cultura brasileira e incentivar os alunos à prática e pesquisa musical, permitindo a perpetuação dos ritmos brasileiros, bem como sua mistura e aproximação das novas gerações.



Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira