Estes foram alguns dos tópicos mais debatidos em cinco dias de atividades especiais para estudantes do Ensino Médio Integrado, do Instituto Federal Catarinense, o IFC Campus Luzerna, que promoveu a terceira edição da Semana Acadêmica de Segurança do Trabalho e a segunda etapa da Jornada Acadêmica 2016.
A temática norteadora da maioria das ações baseou-se no Dia de Alusão às Vítimas de Acidentes de Trabalho, lembrado internacionalmente em 28 de Abril.
Entre as atividades realizadas, destaca-se a viagem para Ametista do Sul (RS). Lá conheceram como funcionam as práticas de segurança em um ambiente de garimpo ativo, mais precisamente em uma mina de pedras preciosas.
Os alunos também visitaram indústrias de Luzerna e puderam conferir de perto as práticas profissionais em cada ambiente de trabalho. Participaram de um curso básico sobre higiene ocupacional, com servidoras do IFC mostrando alguns Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e repassando orientações.
Ainda foi realizada uma palestra com a procuradora Priscila Maria Ribeiro, do Ministério Público do Trabalho (MPT) de Joaçaba, com o tema: A atuação do Ministério Público do Trabalho na Defesa da Saúde e da Segurança dos Trabalhadores.
De acordo com a procuradora, a experiência na Jornada Acadêmica foi muito gratificante, onde percebeu vários alunos bem interessados no assunto.
Integrando disciplinas como História, Geografia e Sociologia, professores e alunos debateram sobre imigração e trabalho.
A estudante Martina Concatto trouxe a avó, Caroline Mitterer Concatto, para falar um pouco sobre sua vinda da Áustria para o Brasil, desde a viagem até as condições de trabalho em ambos os países. Outro momento de destaque foi a conversa com haitianos que vivem a Luzerna e atuam em empresas da região.
A coordenadora do curso Técnico Integrado em Segurança do Trabalho, Giordana de Oliveira Caramori, afirma que os resultados das atividades foram muito positivos.
Ela destaca que todas as atividades foram pensadas de forma integrada, com professores das mais diversas áreas do conhecimento.
Fonte: Rádio Tropical FM