
Durante a primeira noite de evento, a presença do Aedes aegypti e as medidas de monitoramento e controle do mosquito foram debatidas. Já no segundo dia, discutiram-se temas como Leushmaniose no Brasil e seus vetores, bem como a questão da biotecnologia animal.
Para abordar os assuntos, ministraram suas palestras a bióloga da Vigilância Epidemiológica de Joaçaba, Tailise Cristina Kopp, a biológica e professora da Unoesc, Maira Dalavéquia, a médica veterinária doutoranda em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Aline Zunh Sbruzzi, e a zootecnista, doutora Jane de Oliveira Peixoto. O evento ainda contou com apresentações de trabalhos dos alunos de ambos os campi participantes.
Conforme explicou a professora Fernanda Maurer D’Agostini, a Jornada é um evento educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa, apresentando aos alunos áreas de atuação do biólogo.
— Trata-se de um momento para a troca de experiências científicas e profissionais, proporcionando aos acadêmicos apresentarem os resultados de seus estudos e pesquisas — disse a professora.
Compra e troca de livros
Além destas atividades, o Centro Acadêmico de Ciências Biológicas, da Unoesc Joaçaba, organizou uma ação para a compra e troca de livros usados. Os mesmos foram adquiridos por meio de doações provenientes dos acadêmicos e professores do curso, além da editora da Unoesc, totalizando mais de 130 títulos doados. A renda destinada à venda será revertida para auxiliar futuros eventos científicos.
Fonte: Jessica Novello/Ascom Unoesc