Notícias do Novo Tílias News

Joaçaba: Prefeito vê motivação política no impasse em torno do empréstimo para conclusão do parque

Para a conclusão do Parque Municipal de Joaçaba, a prefeitura prevê a realização de um financiamento junto ao Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE – no valor de R$ 2.100.000,00 (dois milhões e cem mil reais), dinheiro que seria suficiente para concluir a obra. O projeto, no entanto, entrou na pauta da Câmara de Vereadores ainda em 21 de março. Na oportunidade foi votado apenas o Regime de Urgência do mesmo, que foi derrubado pela maioria e segue retido. A situação gerou impasse e, segundo o prefeito Rafael Laske, é preciso bom senso dos vereadores, visando o bem da população em geral.

De acordo com o prefeito, alguns vereadores atentaram a questão dos juros desse financiamento, porém segundo ele, a manifestação contrária e que reteve o projeto, do vereador Chico Lopes, tem motivação política. “Eu vejo como uma questão política e fico triste com atitudes assim na política de Joaçaba, onde alguns políticos pensam só em si. Eu espero que o Chico não esteja pensando só nele e que pense em Joaçaba. O parque não é meu, não será para os meus filhos. O parque é da comunidade. E por isso que eu estou insistindo”. Afirmou  o prefeito.

Questionado sobre algum possível erro de planejamento no projeto, de modo a ter que agora depender deste financiamento, o prefeito comentou. “ tivemos um planejamento muito adequado, criamos uma expectativa que faltaria em torno de dois milhões de reais para o término, mas infelizmente vivemos uma crise que não começou esse ano, e por isso muitos recursos não foram liberados”. Disse Rafael Laske.

“Temos que terminar o parque, esse foi um compromisso que eu assumi. Seria até agosto, mês do município, talvez não fique pronto, mas que se entregue até o final do ano, esse presente para a população”. Atualmente segundo a prefeitura, 60% das obras do parque estão concluídas. Caso o projeto para o financiamento não seja  aprovado a administração ficará numa situação complicada. “Encontrar uma alternativa não vai ser fácil, eu não quero cortar dinheiro de outros lugares para por no parque. Eu quero realmente entregar com recurso que está disponível lá no BRDE. Então é uma questão de bom senso e eu tenho certeza que os vereadores vão ter esse bom senso”.

Fonte: Redação Portal Éder Luiz.