Notícias do Novo Tílias News

Defensoria Pública estadual de Joaçaba poderá entrar em greve

Os servidores do corpo técnico e administrativo da Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina iniciaram, no último sábado (2), sua caminhada em busca de melhores condições de trabalho. Em assembleia realizada no SINTESPE os trabalhadores, da capital e do interior, denunciaram a falta de condições de trabalho, problemas de estrutura e a morosidade geral do Governo na resolução de problemas dos núcleos. A maioria dos presentes deliberou pela realização de uma greve geral da Defensoria Pública, que começará a tomar corpo nas próximas semanas.

“Não existe espaço para outros tipos de medidas”, declarou uma servidora da Defensoria Pública que se mostrou exausta diante dos ofícios sem resposta e dos processos administrativos que nunca chegam a lugar nenhum. O sentimento para a tomada de iniciativa foi algo observado em quase todos os depoimentos fornecidos durante a assembleia do último sábado. Aproximadamente de 100 trabalhadores da capital e do interior mostraram seu descontentamento diante da falta de condições de trabalho, das horas trabalhadas em excesso e da falta de visibilidade do Governo do Estado para este grupo de servidores públicos.

As principais lutas são pela revisão do subsídio e o reajuste no vale alimentação e estiveram presentes representantes dos núcleos de Florianópolis, Blumenau, Itajaí, Criciúma, Joinville, São José, Tubarão, Chapecó, Brusque, Palhoça, Xanxerê, entre outros. A paralisação, que deverá ser em massa, tem o apoio de defensores públicos e/ou coordenadores, porém isso não é unanimidade entre os núcleos.

Próximos passos

Em regime de votação, os participantes da assembleia deliberaram pela paralisação dos serviços da Defensoria Pública em todo o Estado. Uma nova assembleia deverá ser realizada no dia 9 de abril, onde serão analisados e cumpridos os prazos de notificação ao Governo do Estado. A greve deverá ser deflagrada no dia 13 de abril se tudo correr conforme o esperado. Ao longo dos próximos dias deverão ser realizadas reuniões nos locais de trabalho.

O SINTESPE compromete-se em lutar pelos interesses e pela valorização dos servidores da Defensoria Pública, colocando-se à disposição para o esclarecimento de dúvidas e para a realização das devidas defesas – individuais e coletivas.

Fonte: SINTESPE